Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSOS METODOLÓGICOS, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38103
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 4856
    "titulo" => "OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => """
      Resumo: Essa pesquisa  partiu da necessidade de averiguar a relevância dos jogos no ensino da matemática, buscando comprovar a hipótese de que os jogos são recursos didáticos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, melhorar seu aprendizado em relação a essa disciplina e ao mesmo tempo o  desenvolvimento social e intelectual. O principal objetivo da investigação é analisar as estratégias utilizadas pelos professores do quinto ano para ensinar a disciplina de matemática, verificando as concepções dos professores sobre os jogos, analisando os recursos, procedimentos metodológicos, os objetivos e os critérios utilizados pelos professores no trabalho com a matemática. Para concretizar essa pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista, composta por dez questões especificas, destinadas a quatro professores do quinto ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino do  município de Barreiras- Bahia. A pesquisa evidenciou que o ensino da matemática por meio de jogos é indispensável na resignificação  da construção dos conceitos matemáticos, da criatividade e da autonomia dos educando, comprovando a hipótese que norteou a pesquisa, ou seja, os jogos são recursos que permitem aos alunos dos  anos iniciais do  Ensino Fundamental a resignificar os conteúdos  matemáticos e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento social e intelectual.\r\n
      Palavras-chave:  Jogos Matemáticos, Recursos metodológicos,Professores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSOS METODOLÓGICOS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4856_05092017162319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELAIDE BATISTA CORADO"
    "autor_nome_curto" => "ADELAIDE"
    "autor_email" => "adecorado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38103
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 4856
    "titulo" => "OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => """
      Resumo: Essa pesquisa  partiu da necessidade de averiguar a relevância dos jogos no ensino da matemática, buscando comprovar a hipótese de que os jogos são recursos didáticos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, melhorar seu aprendizado em relação a essa disciplina e ao mesmo tempo o  desenvolvimento social e intelectual. O principal objetivo da investigação é analisar as estratégias utilizadas pelos professores do quinto ano para ensinar a disciplina de matemática, verificando as concepções dos professores sobre os jogos, analisando os recursos, procedimentos metodológicos, os objetivos e os critérios utilizados pelos professores no trabalho com a matemática. Para concretizar essa pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista, composta por dez questões especificas, destinadas a quatro professores do quinto ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino do  município de Barreiras- Bahia. A pesquisa evidenciou que o ensino da matemática por meio de jogos é indispensável na resignificação  da construção dos conceitos matemáticos, da criatividade e da autonomia dos educando, comprovando a hipótese que norteou a pesquisa, ou seja, os jogos são recursos que permitem aos alunos dos  anos iniciais do  Ensino Fundamental a resignificar os conteúdos  matemáticos e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento social e intelectual.\r\n
      Palavras-chave:  Jogos Matemáticos, Recursos metodológicos,Professores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSOS METODOLÓGICOS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4856_05092017162319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELAIDE BATISTA CORADO"
    "autor_nome_curto" => "ADELAIDE"
    "autor_email" => "adecorado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Essa pesquisa partiu da necessidade de averiguar a relevância dos jogos no ensino da matemática, buscando comprovar a hipótese de que os jogos são recursos didáticos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, melhorar seu aprendizado em relação a essa disciplina e ao mesmo tempo o desenvolvimento social e intelectual. O principal objetivo da investigação é analisar as estratégias utilizadas pelos professores do quinto ano para ensinar a disciplina de matemática, verificando as concepções dos professores sobre os jogos, analisando os recursos, procedimentos metodológicos, os objetivos e os critérios utilizados pelos professores no trabalho com a matemática. Para concretizar essa pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista, composta por dez questões especificas, destinadas a quatro professores do quinto ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino do município de Barreiras- Bahia. A pesquisa evidenciou que o ensino da matemática por meio de jogos é indispensável na resignificação da construção dos conceitos matemáticos, da criatividade e da autonomia dos educando, comprovando a hipótese que norteou a pesquisa, ou seja, os jogos são recursos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a resignificar os conteúdos matemáticos e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento social e intelectual. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Recursos metodológicos,Professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.