OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38103 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 4856 "titulo" => "OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA." "resumo" => """ Resumo: Essa pesquisa partiu da necessidade de averiguar a relevância dos jogos no ensino da matemática, buscando comprovar a hipótese de que os jogos são recursos didáticos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, melhorar seu aprendizado em relação a essa disciplina e ao mesmo tempo o desenvolvimento social e intelectual. O principal objetivo da investigação é analisar as estratégias utilizadas pelos professores do quinto ano para ensinar a disciplina de matemática, verificando as concepções dos professores sobre os jogos, analisando os recursos, procedimentos metodológicos, os objetivos e os critérios utilizados pelos professores no trabalho com a matemática. Para concretizar essa pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista, composta por dez questões especificas, destinadas a quatro professores do quinto ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino do município de Barreiras- Bahia. A pesquisa evidenciou que o ensino da matemática por meio de jogos é indispensável na resignificação da construção dos conceitos matemáticos, da criatividade e da autonomia dos educando, comprovando a hipótese que norteou a pesquisa, ou seja, os jogos são recursos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a resignificar os conteúdos matemáticos e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento social e intelectual.\r\n Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Recursos metodológicos,Professores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSOS METODOLÓGICOS, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4856_05092017162319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELAIDE BATISTA CORADO" "autor_nome_curto" => "ADELAIDE" "autor_email" => "adecorado@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38103 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 4856 "titulo" => "OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA." "resumo" => """ Resumo: Essa pesquisa partiu da necessidade de averiguar a relevância dos jogos no ensino da matemática, buscando comprovar a hipótese de que os jogos são recursos didáticos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, melhorar seu aprendizado em relação a essa disciplina e ao mesmo tempo o desenvolvimento social e intelectual. O principal objetivo da investigação é analisar as estratégias utilizadas pelos professores do quinto ano para ensinar a disciplina de matemática, verificando as concepções dos professores sobre os jogos, analisando os recursos, procedimentos metodológicos, os objetivos e os critérios utilizados pelos professores no trabalho com a matemática. Para concretizar essa pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista, composta por dez questões especificas, destinadas a quatro professores do quinto ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino do município de Barreiras- Bahia. A pesquisa evidenciou que o ensino da matemática por meio de jogos é indispensável na resignificação da construção dos conceitos matemáticos, da criatividade e da autonomia dos educando, comprovando a hipótese que norteou a pesquisa, ou seja, os jogos são recursos que permitem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a resignificar os conteúdos matemáticos e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento social e intelectual.\r\n Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Recursos metodológicos,Professores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSOS METODOLÓGICOS, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4856_05092017162319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELAIDE BATISTA CORADO" "autor_nome_curto" => "ADELAIDE" "autor_email" => "adecorado@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }