Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DOCENTE E O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: PRÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LÚDICO Comunicação Oral(CO) GT 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

A brincadeira é significativa para à criança, pois desenvolve a sua identidade, bem como a sua autonomia, sendo um instrumento valioso no seu processo educacional. Desta forma, ela pode interagir com os outros colegas, brincando, imaginando e aprendendo de maneira lúdica e produtiva. Contudo, o professor alfabetizador deve qualificar-se, para desenvolver práticas pedagógicas no ambiente escolar, como também estimular as crianças à aprenderem brincando. Aprimorando a interação social da criança, a ação construtiva e o gosto pelas atividades escolares. Este projeto de pesquisa será desenvolvido em uma instituição pública, implementando-se em uma Escola Municipal de Campina Grande- PB. O seu público alvo serão crianças da alfabetização. Os dados desse projeto serão obtidos através da observação participante, aplicação de questionários com professores e pais, de maneira qualitativa e quantitativa, através do estudo de campo e bibliográfico. Portanto, espera-se conscientizar sobre a importância do brincar no processo de alfabetização.

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