Este trabalho discute o desafio de alfabetizar uma turma de quarto ano, na Escola Estadual João Godeiro - Patu/RN, integrante do Subprojeto PIBID/PEDAGOGIA/CAP/UERN. De acordo com Martins (2003), Saviani (1986), Lajolo (1997), Ferreiro (1991), reflete-se sobre o desafio de alfabetizar uma turma heterogênea, onde se destacam o problema de alunos que chegam ao quarto ano sem saber ler, e com níveis de aprendizagem bastante diferenciados. Essa questão revelou que o fato desses alunos estarem numa turma com faixas etárias diversificadas contribuía para a perda da autoestima, deixando-os retraídos e tímidos. A realidade detectada comoveu os bolsistas para inquirir sobre a questão em foco e definir estratégias, visando seguir um caminho que levasse em consideração as especificidades da turma. Assim, entende-se que o trabalho desenvolvido foi um desafio para o aluno na superação de suas deficiências de leitura e para o bolsista diante da possibilidade de adquirir novos saberes.