PEREIRA, Luzia Dos Santos. Ludicidade e letramento: rumo a aquisição do código da escrita. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3776>. Acesso em: 20/11/2024 08:57
RESUMO:O referido trabalho apresenta uma discussão sobre importância da utilização de métodos diversificados no processo de letramento na educação infantil. Tendo como objetivo analisar o processo de letramento e a prática de ensino para o desenvolvimento de aquisição do código da escrita por parte dos alunos de uma professora da educação infantil, bem como, analisar desenvolver práticas lúdicas que estimulem o processo de letramento de modo diversificado e crítico. Sendo a apropriação e o desenvolvimento do código escrito um direito de todo cidadão, esse direito deve ser garantido desde a educação infantil através do desenvolvimento de métodos diversificados que leve em consideração o desenvolvimento do universo infantil da imaginação de forma lúdica, criativa e diversificada. A análise dos dados evidencia que a representação de aquisição de letramento pelas crianças ocorre por meio do registro imagético e da exposição oral.