A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL ATÉ OS DIAS ATUAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35130 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3886 "inscrito_id" => 7436 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL ATÉ OS DIAS ATUAIS" "resumo" => """ O presente trabalho propõe um maior entendimento, através de considerações históricas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, para que assim, podemos entender da sua situação atual. A Educação de Jovens e Adultos trata-se de uma vertente de educação que está permanentemente sofrendo modificações. Por se tratar de uma modalidade de ensino inteiramente complexa, pois engloba dimensões que sobrepõem as questões educacionais. A EJA não se refere apenas de uma educação escolarizada, mas acontece também em espaços não formais, tais como, na família, na comunidade, em associações socioculturais e em ordens religiosas, que trabalham com a perspectiva de ampliar os conhecimentos de jovens e adultos. Há anos este tipo de educação foi conceituado como uma alfabetização que se resumia apenas no aprendizado da leitura e escrita. Para a elaboração do estudo recorremos à exploração de artigos, jornais e livros publicados, com o intuito de rebuscar elementos históricos essenciais da educação brasileira de jovens e adultos. Como também, enfatizaremos as teorias e as práticas do grande Pedagogo brasileiro Paulo Freire, que é de grande importância para a \r\n EJA. Sem grandes pormenores, o trabalho que será apresentado a seguir, não pretende mostrar toda a história da EJA, mas de enfatizar-se em períodos historiográficos significativos que nos possibilitará a ter uma visão ampla em relação ao desenvolvimento e das suas consequências atualmente. Isso posto, a EJA é hoje uma grande ferramenta para erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Além de proporcionar o aprendizado necessário para o dia a dia, também está diretamente ligada à formação de sujeitos aptos a lidar com as exigências do mundo moderno, a fim de tornarem trabalhadores qualificados ao mundo do trabalho. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EJA, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID7436_16102017103827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE RAYANA TEIXEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE" "autor_email" => "rayteixeira10@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35130 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3886 "inscrito_id" => 7436 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL ATÉ OS DIAS ATUAIS" "resumo" => """ O presente trabalho propõe um maior entendimento, através de considerações históricas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, para que assim, podemos entender da sua situação atual. A Educação de Jovens e Adultos trata-se de uma vertente de educação que está permanentemente sofrendo modificações. Por se tratar de uma modalidade de ensino inteiramente complexa, pois engloba dimensões que sobrepõem as questões educacionais. A EJA não se refere apenas de uma educação escolarizada, mas acontece também em espaços não formais, tais como, na família, na comunidade, em associações socioculturais e em ordens religiosas, que trabalham com a perspectiva de ampliar os conhecimentos de jovens e adultos. Há anos este tipo de educação foi conceituado como uma alfabetização que se resumia apenas no aprendizado da leitura e escrita. Para a elaboração do estudo recorremos à exploração de artigos, jornais e livros publicados, com o intuito de rebuscar elementos históricos essenciais da educação brasileira de jovens e adultos. Como também, enfatizaremos as teorias e as práticas do grande Pedagogo brasileiro Paulo Freire, que é de grande importância para a \r\n EJA. Sem grandes pormenores, o trabalho que será apresentado a seguir, não pretende mostrar toda a história da EJA, mas de enfatizar-se em períodos historiográficos significativos que nos possibilitará a ter uma visão ampla em relação ao desenvolvimento e das suas consequências atualmente. Isso posto, a EJA é hoje uma grande ferramenta para erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Além de proporcionar o aprendizado necessário para o dia a dia, também está diretamente ligada à formação de sujeitos aptos a lidar com as exigências do mundo moderno, a fim de tornarem trabalhadores qualificados ao mundo do trabalho. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EJA, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID7436_16102017103827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE RAYANA TEIXEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE" "autor_email" => "rayteixeira10@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }