Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO: RESPONDE OU PASSA AS EQUAÇÕES

Palavra-chaves: JOGO NA SALA DE AULA, EQUAÇÕES, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38385
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3643
    "inscrito_id" => 9622
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO: RESPONDE OU PASSA AS EQUAÇÕES"
    "resumo" => """
      Este trabalho foi um projeto de intervenção elaborado pelo estagiário Kelvin Henrique Correia de Holanda, do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Estágio Supervisionado II. E foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, em uma turma do 7º ano. Com o título: Responde ou Passa as Equações, este projeto de intervenção teve como objetivo ensinar o assunto Equações do 1º grau e deixar a aula de matemática mais dinâmica, buscando a maior e melhor participação dos alunos na aula.\r\n
      O projeto de intervenção foi aplicado em uma turma do 7º ano, onde estava sendo abordado o assunto Equações do 1º grau nas aulas de matemática observadas anteriormente. Investigamos qual a dificuldade que os alunos estavam apresentando para aprender o conteúdo. E foi constatado que na turma havia um número considerável de alunos faltosos e que havia pouca interação entre a maioria dos alunos com o professor e o assunto abordado. As conversas e o barulho feitos pelos alunos também são um sério problema encontrado na turma. Já os exercícios destinados para serem respondidos em casa, não eram valorizados pelos alunos, quando perguntado, eles admitiam que não estudavam em casa.\r\n
      Outro grande problema percebido na turma é que a maioria dos alunos costuma faltar às aulas, e acabam não conseguindo acompanhar o assunto. O professor fica dividido em passar a continuação do assunto ou voltar a explicar o assunto anterior para os faltosos, que não estão entendendo a continuação. O caso do aluno faltoso não está entendendo o assunto é um dos motivos que lhe desmotiva a prestar atenção na aula, passando a conversa e fazer barulho. \r\n
      Durante o período de observação das dificuldades apresentadas pela turma, pudemos notar que existia o velho preconceito que a matemática é difícil e chata. Muitos dos alunos chegam nem mesmo tentar responder as questões passadas pelo professor, por acharem que são incapazes de resolver “o bicho de sete cabeças” que é a matemática.\r\n
      Desta forma decidimos criar estratégias, para fazer com que os alunos interajam na aula de matemática e aprendam com mais facilidade a resolução de Equações do 1º grau. Com isso, criamos o jogo Responde ou Passa as Equações.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO NA SALA DE AULA, EQUAÇÕES, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID9622_15102017013436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "KELVIN HENRIQUE"
    "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38385
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3643
    "inscrito_id" => 9622
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO: RESPONDE OU PASSA AS EQUAÇÕES"
    "resumo" => """
      Este trabalho foi um projeto de intervenção elaborado pelo estagiário Kelvin Henrique Correia de Holanda, do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Estágio Supervisionado II. E foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, em uma turma do 7º ano. Com o título: Responde ou Passa as Equações, este projeto de intervenção teve como objetivo ensinar o assunto Equações do 1º grau e deixar a aula de matemática mais dinâmica, buscando a maior e melhor participação dos alunos na aula.\r\n
      O projeto de intervenção foi aplicado em uma turma do 7º ano, onde estava sendo abordado o assunto Equações do 1º grau nas aulas de matemática observadas anteriormente. Investigamos qual a dificuldade que os alunos estavam apresentando para aprender o conteúdo. E foi constatado que na turma havia um número considerável de alunos faltosos e que havia pouca interação entre a maioria dos alunos com o professor e o assunto abordado. As conversas e o barulho feitos pelos alunos também são um sério problema encontrado na turma. Já os exercícios destinados para serem respondidos em casa, não eram valorizados pelos alunos, quando perguntado, eles admitiam que não estudavam em casa.\r\n
      Outro grande problema percebido na turma é que a maioria dos alunos costuma faltar às aulas, e acabam não conseguindo acompanhar o assunto. O professor fica dividido em passar a continuação do assunto ou voltar a explicar o assunto anterior para os faltosos, que não estão entendendo a continuação. O caso do aluno faltoso não está entendendo o assunto é um dos motivos que lhe desmotiva a prestar atenção na aula, passando a conversa e fazer barulho. \r\n
      Durante o período de observação das dificuldades apresentadas pela turma, pudemos notar que existia o velho preconceito que a matemática é difícil e chata. Muitos dos alunos chegam nem mesmo tentar responder as questões passadas pelo professor, por acharem que são incapazes de resolver “o bicho de sete cabeças” que é a matemática.\r\n
      Desta forma decidimos criar estratégias, para fazer com que os alunos interajam na aula de matemática e aprendam com mais facilidade a resolução de Equações do 1º grau. Com isso, criamos o jogo Responde ou Passa as Equações.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO NA SALA DE AULA, EQUAÇÕES, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID9622_15102017013436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "KELVIN HENRIQUE"
    "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi um projeto de intervenção elaborado pelo estagiário Kelvin Henrique Correia de Holanda, do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Estágio Supervisionado II. E foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, em uma turma do 7º ano. Com o título: Responde ou Passa as Equações, este projeto de intervenção teve como objetivo ensinar o assunto Equações do 1º grau e deixar a aula de matemática mais dinâmica, buscando a maior e melhor participação dos alunos na aula. O projeto de intervenção foi aplicado em uma turma do 7º ano, onde estava sendo abordado o assunto Equações do 1º grau nas aulas de matemática observadas anteriormente. Investigamos qual a dificuldade que os alunos estavam apresentando para aprender o conteúdo. E foi constatado que na turma havia um número considerável de alunos faltosos e que havia pouca interação entre a maioria dos alunos com o professor e o assunto abordado. As conversas e o barulho feitos pelos alunos também são um sério problema encontrado na turma. Já os exercícios destinados para serem respondidos em casa, não eram valorizados pelos alunos, quando perguntado, eles admitiam que não estudavam em casa. Outro grande problema percebido na turma é que a maioria dos alunos costuma faltar às aulas, e acabam não conseguindo acompanhar o assunto. O professor fica dividido em passar a continuação do assunto ou voltar a explicar o assunto anterior para os faltosos, que não estão entendendo a continuação. O caso do aluno faltoso não está entendendo o assunto é um dos motivos que lhe desmotiva a prestar atenção na aula, passando a conversa e fazer barulho. Durante o período de observação das dificuldades apresentadas pela turma, pudemos notar que existia o velho preconceito que a matemática é difícil e chata. Muitos dos alunos chegam nem mesmo tentar responder as questões passadas pelo professor, por acharem que são incapazes de resolver “o bicho de sete cabeças” que é a matemática. Desta forma decidimos criar estratégias, para fazer com que os alunos interajam na aula de matemática e aprendam com mais facilidade a resolução de Equações do 1º grau. Com isso, criamos o jogo Responde ou Passa as Equações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.