HOLANDA, Kelvin Henrique Correia De. Projeto de intervenção: responde ou passa as equações. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38385>. Acesso em: 22/11/2024 07:01
Este trabalho foi um projeto de intervenção elaborado pelo estagiário Kelvin Henrique Correia de Holanda, do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Estágio Supervisionado II. E foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, em uma turma do 7º ano. Com o título: Responde ou Passa as Equações, este projeto de intervenção teve como objetivo ensinar o assunto Equações do 1º grau e deixar a aula de matemática mais dinâmica, buscando a maior e melhor participação dos alunos na aula. O projeto de intervenção foi aplicado em uma turma do 7º ano, onde estava sendo abordado o assunto Equações do 1º grau nas aulas de matemática observadas anteriormente. Investigamos qual a dificuldade que os alunos estavam apresentando para aprender o conteúdo. E foi constatado que na turma havia um número considerável de alunos faltosos e que havia pouca interação entre a maioria dos alunos com o professor e o assunto abordado. As conversas e o barulho feitos pelos alunos também são um sério problema encontrado na turma. Já os exercícios destinados para serem respondidos em casa, não eram valorizados pelos alunos, quando perguntado, eles admitiam que não estudavam em casa. Outro grande problema percebido na turma é que a maioria dos alunos costuma faltar às aulas, e acabam não conseguindo acompanhar o assunto. O professor fica dividido em passar a continuação do assunto ou voltar a explicar o assunto anterior para os faltosos, que não estão entendendo a continuação. O caso do aluno faltoso não está entendendo o assunto é um dos motivos que lhe desmotiva a prestar atenção na aula, passando a conversa e fazer barulho. Durante o período de observação das dificuldades apresentadas pela turma, pudemos notar que existia o velho preconceito que a matemática é difícil e chata. Muitos dos alunos chegam nem mesmo tentar responder as questões passadas pelo professor, por acharem que são incapazes de resolver “o bicho de sete cabeças” que é a matemática. Desta forma decidimos criar estratégias, para fazer com que os alunos interajam na aula de matemática e aprendam com mais facilidade a resolução de Equações do 1º grau. Com isso, criamos o jogo Responde ou Passa as Equações.