Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DIVERSOS OLHARES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, SABERES, EJA, PRÁXIS PEDAGÓGICA DIALÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35111
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 1345
    "titulo" => "A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DIVERSOS OLHARES"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O presente estudo traz uma reflexão sobre a atuação docente na Educação de Jovens e Adultos, – EJA, fazendo uma breve análise acerca da sua dimensão pedagógica e prática educativa. Seu objetivo é analisar a literatura pertinente às práticas pedagógicas educativas relacionadas à compreensão dos saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade de educação formal caracteriza-se a partir de seus sujeitos, do seu ambiente escolar improvisado, nas suas especificidades e pelo acolhimento. A prática pedagógica na EJA, necessariamente diferenciada, requer do professor transformar o conhecimento num conjunto de saberes, associando as competências docentes profissionais aos demais saberes, especialmente dos alunos. Sem perder de vista a evolução da profissão e do sistema educativo, assim como as inovações e os avanços da ciência e da tecnologia, a formação continuada do professor emerge como uma necessidade. Partindo do objetivo proposto, a metodologia empregada na construção deste trabalho foi a revisão bibliográfica, tendo com fundamento as concepções de diversos teóricos que tratam do assunto em questão.  Como conclusão, constatou-se que ao professor que atua na EJA impõe-se a reflexão constante sobre sua prática em sala de aula, no ciclo docente de AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO. Igualmente aponta-se para uma didática dialógica, que contemple ferramentas diversificadas, tendo como finalidade a formação integral, crítica e participativa do cidadão. Nesse contexto são considerados seus saberes como ponto de partida e de chegada do processo de formação humana, assim como as relações sociais em que estão inseridos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, SABERES, EJA, PRÁXIS PEDAGÓGICA DIALÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1345_12092017121741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amellia_santos@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35111
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 1345
    "titulo" => "A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DIVERSOS OLHARES"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O presente estudo traz uma reflexão sobre a atuação docente na Educação de Jovens e Adultos, – EJA, fazendo uma breve análise acerca da sua dimensão pedagógica e prática educativa. Seu objetivo é analisar a literatura pertinente às práticas pedagógicas educativas relacionadas à compreensão dos saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade de educação formal caracteriza-se a partir de seus sujeitos, do seu ambiente escolar improvisado, nas suas especificidades e pelo acolhimento. A prática pedagógica na EJA, necessariamente diferenciada, requer do professor transformar o conhecimento num conjunto de saberes, associando as competências docentes profissionais aos demais saberes, especialmente dos alunos. Sem perder de vista a evolução da profissão e do sistema educativo, assim como as inovações e os avanços da ciência e da tecnologia, a formação continuada do professor emerge como uma necessidade. Partindo do objetivo proposto, a metodologia empregada na construção deste trabalho foi a revisão bibliográfica, tendo com fundamento as concepções de diversos teóricos que tratam do assunto em questão.  Como conclusão, constatou-se que ao professor que atua na EJA impõe-se a reflexão constante sobre sua prática em sala de aula, no ciclo docente de AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO. Igualmente aponta-se para uma didática dialógica, que contemple ferramentas diversificadas, tendo como finalidade a formação integral, crítica e participativa do cidadão. Nesse contexto são considerados seus saberes como ponto de partida e de chegada do processo de formação humana, assim como as relações sociais em que estão inseridos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, SABERES, EJA, PRÁXIS PEDAGÓGICA DIALÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1345_12092017121741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amellia_santos@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente estudo traz uma reflexão sobre a atuação docente na Educação de Jovens e Adultos, – EJA, fazendo uma breve análise acerca da sua dimensão pedagógica e prática educativa. Seu objetivo é analisar a literatura pertinente às práticas pedagógicas educativas relacionadas à compreensão dos saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade de educação formal caracteriza-se a partir de seus sujeitos, do seu ambiente escolar improvisado, nas suas especificidades e pelo acolhimento. A prática pedagógica na EJA, necessariamente diferenciada, requer do professor transformar o conhecimento num conjunto de saberes, associando as competências docentes profissionais aos demais saberes, especialmente dos alunos. Sem perder de vista a evolução da profissão e do sistema educativo, assim como as inovações e os avanços da ciência e da tecnologia, a formação continuada do professor emerge como uma necessidade. Partindo do objetivo proposto, a metodologia empregada na construção deste trabalho foi a revisão bibliográfica, tendo com fundamento as concepções de diversos teóricos que tratam do assunto em questão. Como conclusão, constatou-se que ao professor que atua na EJA impõe-se a reflexão constante sobre sua prática em sala de aula, no ciclo docente de AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO. Igualmente aponta-se para uma didática dialógica, que contemple ferramentas diversificadas, tendo como finalidade a formação integral, crítica e participativa do cidadão. Nesse contexto são considerados seus saberes como ponto de partida e de chegada do processo de formação humana, assim como as relações sociais em que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.