A CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A RESILIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO OLHAR DE OTTO FRIEDRICH BOLLNOW
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35052 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1575 "inscrito_id" => 6600 "titulo" => "A CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A RESILIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO OLHAR DE OTTO FRIEDRICH BOLLNOW" "resumo" => "Neste artigo discutimos a Confiança através do olhar de Otto Friedrich Bollnow, bem como a sua relação com a resiliência na formação de professores de Ciências. O mesmo é decorrência dos debates realizados na disciplina de Formação Humana e Inteligência Emocional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (PPGECM – UFPE/CAA). O objetivo geral do presente artigo é entender a importância da confiança na construção da resiliência e a influência de ambas na formação docente. O debate proposto está organizado em quatro momentos, além da conclusão, que são: a) introdução, onde situamos o leitor acerca das questões principais presentes no artigo; b) a formação docente, momento em que há uma reflexão a respeito da impossibilidade de conclusão dessa formação, além de entendermos a importância da confiança nesse processo; c) a confiança através do olhar de Bollnow, sendo a mesma observada como necessária a todos os seres, em especial aos docentes e discentes; d) debatemos sobre a importância da resiliência na prática docente dos profissionais Licenciados em Ciências, a partir do entendimento de que trabalham com temas que requerem dos mesmos uma sutileza maior em sua abordagem, pela complexidade das temáticas científicas e a contribuição da virtude da confiança para o desenvolvimento dessa resiliência. O trabalho docente apresenta relevante destaque no decorrer de todo o trabalho. Nas conclusões reafirmamos como a confiança, a resiliência e o processo formativo dos professores de Ciências estão entrelaçados, ressaltando que são possibilidades e não certezas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONFIANÇA, RESILIÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BOLLNOW" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6600_10092017230111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELMA BERNARDINO COELHO DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "LUCIELMA ARRUDA" "autor_email" => "lucielmabernardino2@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35052 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1575 "inscrito_id" => 6600 "titulo" => "A CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A RESILIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO OLHAR DE OTTO FRIEDRICH BOLLNOW" "resumo" => "Neste artigo discutimos a Confiança através do olhar de Otto Friedrich Bollnow, bem como a sua relação com a resiliência na formação de professores de Ciências. O mesmo é decorrência dos debates realizados na disciplina de Formação Humana e Inteligência Emocional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (PPGECM – UFPE/CAA). O objetivo geral do presente artigo é entender a importância da confiança na construção da resiliência e a influência de ambas na formação docente. O debate proposto está organizado em quatro momentos, além da conclusão, que são: a) introdução, onde situamos o leitor acerca das questões principais presentes no artigo; b) a formação docente, momento em que há uma reflexão a respeito da impossibilidade de conclusão dessa formação, além de entendermos a importância da confiança nesse processo; c) a confiança através do olhar de Bollnow, sendo a mesma observada como necessária a todos os seres, em especial aos docentes e discentes; d) debatemos sobre a importância da resiliência na prática docente dos profissionais Licenciados em Ciências, a partir do entendimento de que trabalham com temas que requerem dos mesmos uma sutileza maior em sua abordagem, pela complexidade das temáticas científicas e a contribuição da virtude da confiança para o desenvolvimento dessa resiliência. O trabalho docente apresenta relevante destaque no decorrer de todo o trabalho. Nas conclusões reafirmamos como a confiança, a resiliência e o processo formativo dos professores de Ciências estão entrelaçados, ressaltando que são possibilidades e não certezas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONFIANÇA, RESILIÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BOLLNOW" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6600_10092017230111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELMA BERNARDINO COELHO DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "LUCIELMA ARRUDA" "autor_email" => "lucielmabernardino2@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }