Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor.