CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36270 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 3580 "titulo" => "CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3580_15062017222552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "DELLEAL8@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36270 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 3580 "titulo" => "CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3580_15062017222552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "DELLEAL8@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }