Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: AUTOBIOGRAFIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36270
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 3580
    "titulo" => "CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3580_15062017222552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL"
    "autor_email" => "DELLEAL8@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36270
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 3580
    "titulo" => "CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3580_15062017222552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL"
    "autor_email" => "DELLEAL8@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, que tem como método a autobiografia. Constatou-se que a autobiografia é um estudo de experiências pessoais narradas ou escritas, em que pode ser utilizado diversos materiais e métodos de recolha, sendo assim agrupados em duas categorias: a variedade de documentos pessoais, tais como: cartas, fotografias diários e objetos pessoais, e as entrevistas pessoais que podem ser narradas ou escritas. No entanto é um gênero que se trabalha com a memória estabelecendo uma relação entre o passado e o presente, e por se tratar de história de vida, trabalha-se no campo da subjetividade, que possui uma relação estreita com a aprendizagem. Os sujeitos de pesquisa foram educadoras da Rede Pública de Feira de Santana-BA que fizeram um curso de extensão com o propósito de formar contadores de histórias, no qual apresentaram contribuições pertinentes para este estudo à medida que trouxeram narrativas escritas de suas experiências no qual vivenciaram a contação. Os conhecimentos adquiridos sobre a contação de histórias e a relação estabelecida entre professor e contador, foram de extrema importância para a compreensão deste estudo, pois traz aprendizados relevantes para a melhoria da formação docente, em que se constatou no resultado da pesquisa que o contador tende a ser um professor melhor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.