A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS SEM E COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35588 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 4376 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS SEM E COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Diante do reconhecimento e da legalidade da educação especial, as crianças com deficiência, nos últimos anos, vêm ocupando um espaço considerável nas creches e pré-escolas do ensino regular. Assim, o contato entre as crianças, com seus diferentes valores, atitudes e costumes, contribui para a o desenvolvimento e aprendizagem dessas e, para as que têm algum tipo de deficiência e/ou necessidade específica, contribui para a eliminação de algum tipo de preconceito, além de possibilitar a compreensão de que a deficiência é apenas mais uma das características da diversidade. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a interação entre crianças sem e com deficiência em uma instituição pública municipal de Educação Infantil de São Luís/MA. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 19 crianças, dentre essas, uma com deficiência física. 12 pertencem ao sexo masculino e 7, ao sexo feminino, com faixa etária de 5 a 6 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e filmagens. Os resultados revelam que as crianças sem deficiência se comportam de maneira acolhedora e com sentimento de proteção na presença da criança com deficiência. As crianças sem deficiência demonstram em suas interações, atitudes favoráveis à inclusão em relação ao colega com deficiência. A criança com deficiência apesar de possuir um círculo de amizade restrito, ser tímida e não utilizar, com frequência, a comunicação oral com as outras crianças, demostra sentir-se bem na interação com seus colegas. Diante dos fatos, ressalta-se a relevância da inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, pois, quanto mais cedo for o contato entre todas as crianças, maior será a possibilidade de aceitação e naturalidade às diferenças, bem como o desenvolvimento de atitudes sociais favoráveis à inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS SEM E COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4376_17072017223927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA FERREIRA" "autor_email" => "paula_almeida28@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35588 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 4376 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS SEM E COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Diante do reconhecimento e da legalidade da educação especial, as crianças com deficiência, nos últimos anos, vêm ocupando um espaço considerável nas creches e pré-escolas do ensino regular. Assim, o contato entre as crianças, com seus diferentes valores, atitudes e costumes, contribui para a o desenvolvimento e aprendizagem dessas e, para as que têm algum tipo de deficiência e/ou necessidade específica, contribui para a eliminação de algum tipo de preconceito, além de possibilitar a compreensão de que a deficiência é apenas mais uma das características da diversidade. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a interação entre crianças sem e com deficiência em uma instituição pública municipal de Educação Infantil de São Luís/MA. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 19 crianças, dentre essas, uma com deficiência física. 12 pertencem ao sexo masculino e 7, ao sexo feminino, com faixa etária de 5 a 6 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e filmagens. Os resultados revelam que as crianças sem deficiência se comportam de maneira acolhedora e com sentimento de proteção na presença da criança com deficiência. As crianças sem deficiência demonstram em suas interações, atitudes favoráveis à inclusão em relação ao colega com deficiência. A criança com deficiência apesar de possuir um círculo de amizade restrito, ser tímida e não utilizar, com frequência, a comunicação oral com as outras crianças, demostra sentir-se bem na interação com seus colegas. Diante dos fatos, ressalta-se a relevância da inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, pois, quanto mais cedo for o contato entre todas as crianças, maior será a possibilidade de aceitação e naturalidade às diferenças, bem como o desenvolvimento de atitudes sociais favoráveis à inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS SEM E COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4376_17072017223927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA FERREIRA" "autor_email" => "paula_almeida28@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }