Na contemporaneidade, nós, enquanto estudantes e professores de línguas estrangeiras, somos convidados a repensar o nosso agir docente referente a grande diversidade de conteúdos que podem ser abordados em sala de aula, visando um ambiente que discuta temas relevantes para a formação crítica-cidadã dos estudantes. A fim de trabalhar e preparar uma aula que aborde a temática de gênero nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira – ELE, nos deparamos com algumas dificuldades que são recorrentes no dia a dia, tais como a falta de livros ou perspectivas que abordem tais temáticas e que possam ser utilizadas no processo de ensino/aprendizagem e também de conscientização. Assim, esta proposta de trabalho visa apresentar uma proposta didática para trabalhar gênero nas aulas de ELE, partindo do pressuposto de que trabalhar questões de gênero no ambiente escolar possibilita que os alunos passem a enxergar novas perspectivas referente aos múltiplos papeis que nós, enquanto cidadãos, podemos exercer, desenvolvendo um posicionamento crítico e respeito ao outro, ao que é dito como diferente, certo ou errado. Desta forma, utilizaremos a coleção Antiprincesas (2016) da autora argentina Nadia Fink, cuja intenção, dita inovadora, é apresentar uma nova visão acerca das princesas da Disney, evidenciando a realidade de mulheres reais, Frida Kahlo e Violeta Parra, que lutaram, que conseguiram seu espaço na sociedade e que são reconhecidas por suas obras e seus fortes posicionamentos para com determinados temas. Para a realização desta proposta de trabalho, nos basearemos nos estudos de LOURO (1997), FELIPE (2007), SILVA (1999) dentre outros estudiosos que contribuem para a discussão da temática proposta neste trabalho.