Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE ALUNOS A DELEGADOS: APRENDIZAGEM POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE DELEGAÇÕES EM DEBATES

Palavra-chaves: MODELOS DE SIMULAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36374
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4960
    "inscrito_id" => 8104
    "titulo" => "DE ALUNOS A DELEGADOS: APRENDIZAGEM POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE DELEGAÇÕES EM DEBATES"
    "resumo" => "O presente artigo pretende tratar do potencial das simulações de organizações internacionais como estratégia de aprendizagem, especificamente da dinâmica dos debates inerente a esses projetos. As simulações, ou modelos (como também são chamadas), se tratam de eventos em que alunos de Ensino Médio ou Ensino Superior encarnam o papel de uma delegação em debates sobre temas da agenda internacional. Estes debates acontecem sempre dentro de uma organização internacional relacionada ao tema debatido. A partir do caso específico do Modelo das Nações Unidas da União Norte-riograndense de Estudantes de Direito Internacional (UNEMUN), simulação voltada para estudantes de Ensino Médio de baixa renda que acontece em Natal/RN, este trabalho estuda os possíveis benefícios em debater um tema representando uma delegação, em vez da própria opinião sobre o assunto. Os resultados aqui debatidos são oriundos de um trabalho etnográfico realizado na edição da UNEMUN em 2017, que simulou o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) com o tema “Política internacional prisional: debates sobre as diretrizes para a efetivação dos Direitos Humanos da pessoa apenada”. A ideia é trabalhar o potencial dos debates em que alunos representam delegações para exercitar a aprendizagem pela pesquisa, com participação ativa dos alunos, em contraposição ao modelo expositivo de sala de aula, em que os discentes são colocados em uma posição passiva nos processos didático-pedagógicos. A partir deste caso prático, é possível pensar alternativas para tornar as aulas mais interessantes aos alunos, o que vai impulsionar sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que pensamos um papel de professor devidamente contextualizado na sociedade da informação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MODELOS DE SIMULAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8104_17102017151707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLORA ASSAF DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FLORA ASSAF"
    "autor_email" => "floraassaf_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36374
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4960
    "inscrito_id" => 8104
    "titulo" => "DE ALUNOS A DELEGADOS: APRENDIZAGEM POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE DELEGAÇÕES EM DEBATES"
    "resumo" => "O presente artigo pretende tratar do potencial das simulações de organizações internacionais como estratégia de aprendizagem, especificamente da dinâmica dos debates inerente a esses projetos. As simulações, ou modelos (como também são chamadas), se tratam de eventos em que alunos de Ensino Médio ou Ensino Superior encarnam o papel de uma delegação em debates sobre temas da agenda internacional. Estes debates acontecem sempre dentro de uma organização internacional relacionada ao tema debatido. A partir do caso específico do Modelo das Nações Unidas da União Norte-riograndense de Estudantes de Direito Internacional (UNEMUN), simulação voltada para estudantes de Ensino Médio de baixa renda que acontece em Natal/RN, este trabalho estuda os possíveis benefícios em debater um tema representando uma delegação, em vez da própria opinião sobre o assunto. Os resultados aqui debatidos são oriundos de um trabalho etnográfico realizado na edição da UNEMUN em 2017, que simulou o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) com o tema “Política internacional prisional: debates sobre as diretrizes para a efetivação dos Direitos Humanos da pessoa apenada”. A ideia é trabalhar o potencial dos debates em que alunos representam delegações para exercitar a aprendizagem pela pesquisa, com participação ativa dos alunos, em contraposição ao modelo expositivo de sala de aula, em que os discentes são colocados em uma posição passiva nos processos didático-pedagógicos. A partir deste caso prático, é possível pensar alternativas para tornar as aulas mais interessantes aos alunos, o que vai impulsionar sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que pensamos um papel de professor devidamente contextualizado na sociedade da informação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MODELOS DE SIMULAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8104_17102017151707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLORA ASSAF DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FLORA ASSAF"
    "autor_email" => "floraassaf_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo pretende tratar do potencial das simulações de organizações internacionais como estratégia de aprendizagem, especificamente da dinâmica dos debates inerente a esses projetos. As simulações, ou modelos (como também são chamadas), se tratam de eventos em que alunos de Ensino Médio ou Ensino Superior encarnam o papel de uma delegação em debates sobre temas da agenda internacional. Estes debates acontecem sempre dentro de uma organização internacional relacionada ao tema debatido. A partir do caso específico do Modelo das Nações Unidas da União Norte-riograndense de Estudantes de Direito Internacional (UNEMUN), simulação voltada para estudantes de Ensino Médio de baixa renda que acontece em Natal/RN, este trabalho estuda os possíveis benefícios em debater um tema representando uma delegação, em vez da própria opinião sobre o assunto. Os resultados aqui debatidos são oriundos de um trabalho etnográfico realizado na edição da UNEMUN em 2017, que simulou o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) com o tema “Política internacional prisional: debates sobre as diretrizes para a efetivação dos Direitos Humanos da pessoa apenada”. A ideia é trabalhar o potencial dos debates em que alunos representam delegações para exercitar a aprendizagem pela pesquisa, com participação ativa dos alunos, em contraposição ao modelo expositivo de sala de aula, em que os discentes são colocados em uma posição passiva nos processos didático-pedagógicos. A partir deste caso prático, é possível pensar alternativas para tornar as aulas mais interessantes aos alunos, o que vai impulsionar sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que pensamos um papel de professor devidamente contextualizado na sociedade da informação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.