RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULAS PRÁTICAS COM BRIÓFITAS COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA BIOLOGIA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34989 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 2905 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULAS PRÁTICAS COM BRIÓFITAS COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA BIOLOGIA." "resumo" => "As briófitas são consideradas o maior grupo de plantas terrestres que constituem a biodiversidade total, apresentando em sua linha evolutiva características peculiares que definem esse grupo entre elas a dependência da água para a sua reprodução. São encontradas em regiões neotropicais, sendo amplamente distribuídas por todo o planeta, resultando na diversidade existente nas regiões apresentando 4000 espécies em toda a região. Para estudo do grupo e identificação de briófitas é necessária a formação de profissionais adequados e especializados na área, para atuarem nas graduações e no ensino regular. O trabalho em questão se trata de um relato de experiencia feito a partir de aulas práticas ministradas durante a disciplina e sistemática de criptogramas, do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFMA campus Caxias, o qual foi analisado as aulas práticas como mecanismo metodológico para o ensino da biologia, fato esse preponderante para a formação de bons profissionais na área e futuros docentes. O trabalho foi desenvolvido no laboratório do IFMA campus Caxias, o qual as práticas representadas em experimentos e desenhos práticos, foram realizadas após a ministração de aulas teóricas, para que dessa forma o aprendizado adquirido durante as aulas fosse aperfeiçoado com seu respectivo objeto de estudo. O objetivo do presente trabalho foi relatar experiências práticas para o ensino da biologia através de aulas práticas com briófitas, componente curricular da disciplina de sistemática de criptogramas do curso de licenciatura em ciências biológicas do campus Caxias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, PRÁTICAS, METODOLOGIAS, SISTEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2905_11092017171945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA SOUSA LIMA " "autor_nome_curto" => "MARIA HELENA " "autor_email" => "mH316840@GMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34989 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 2905 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULAS PRÁTICAS COM BRIÓFITAS COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA BIOLOGIA." "resumo" => "As briófitas são consideradas o maior grupo de plantas terrestres que constituem a biodiversidade total, apresentando em sua linha evolutiva características peculiares que definem esse grupo entre elas a dependência da água para a sua reprodução. São encontradas em regiões neotropicais, sendo amplamente distribuídas por todo o planeta, resultando na diversidade existente nas regiões apresentando 4000 espécies em toda a região. Para estudo do grupo e identificação de briófitas é necessária a formação de profissionais adequados e especializados na área, para atuarem nas graduações e no ensino regular. O trabalho em questão se trata de um relato de experiencia feito a partir de aulas práticas ministradas durante a disciplina e sistemática de criptogramas, do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFMA campus Caxias, o qual foi analisado as aulas práticas como mecanismo metodológico para o ensino da biologia, fato esse preponderante para a formação de bons profissionais na área e futuros docentes. O trabalho foi desenvolvido no laboratório do IFMA campus Caxias, o qual as práticas representadas em experimentos e desenhos práticos, foram realizadas após a ministração de aulas teóricas, para que dessa forma o aprendizado adquirido durante as aulas fosse aperfeiçoado com seu respectivo objeto de estudo. O objetivo do presente trabalho foi relatar experiências práticas para o ensino da biologia através de aulas práticas com briófitas, componente curricular da disciplina de sistemática de criptogramas do curso de licenciatura em ciências biológicas do campus Caxias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, PRÁTICAS, METODOLOGIAS, SISTEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2905_11092017171945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA SOUSA LIMA " "autor_nome_curto" => "MARIA HELENA " "autor_email" => "mH316840@GMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }