A AÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35004 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 2774 "titulo" => "A AÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Atualmente percebemos um aumento significativo nas produções científicas que defendem o ensino através do lúdico, principalmente nas séries iniciais. Diversos autores como Jean Piaget, Ubiratan D'Ambrósio, Nilton José Machado e Paulo Freire destacam a importância da vivência para a maturação intelectual e interação social no desenvolvimento do ser. Foi explorando o lúdico do ponto de vista da ação, do movimento, que este trabalho foi construído. Utilizamos a vivência para propor uma metodologia que propicie experiências agradáveis e relevantes para o aprendizado dos alunos e que despertem neles o interesse pela matemática. Escolhemos alunos de 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da periferia do Município de Itapissuma-PE, cidade do litoral Norte pernambucano, e aplicarmos atividades simples e divertidas, ligadas ao cotidiano deles, com intuito de despertar a curiosidade, a socialização, a criatividade e a vontade de aprender. Essas atividades, aplicadas fora da sala de aula, antes da exposição conceitual, estavam ligadas ao assunto a ser abordado, Semelhança de Triângulos, e contribuíram para desenvolver nos alunos a curiosidade, a socialização, a criatividade, o raciocínio lógico e o estímulo à descoberta. Após a realização das atividades, fizemos toda abordagem teórica do conteúdo, lecionando e discutindo o assunto, tendo como ponto de partida a experiência fora de sala, e, por fim, aplicamos uma avaliação escrita para validar a metodologia. Inspiramos-nos nas propostas do livro Matemática Lúdica, escrito por Leon B. Alberti, século XV, que aborda o uso de relações matemáticas para medições de grandezas sem o uso de aparelhos específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DESCOBERTA, VIVÊNCIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2774_11092017000641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ IGOR" "autor_email" => "joseiguinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35004 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 2774 "titulo" => "A AÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Atualmente percebemos um aumento significativo nas produções científicas que defendem o ensino através do lúdico, principalmente nas séries iniciais. Diversos autores como Jean Piaget, Ubiratan D'Ambrósio, Nilton José Machado e Paulo Freire destacam a importância da vivência para a maturação intelectual e interação social no desenvolvimento do ser. Foi explorando o lúdico do ponto de vista da ação, do movimento, que este trabalho foi construído. Utilizamos a vivência para propor uma metodologia que propicie experiências agradáveis e relevantes para o aprendizado dos alunos e que despertem neles o interesse pela matemática. Escolhemos alunos de 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da periferia do Município de Itapissuma-PE, cidade do litoral Norte pernambucano, e aplicarmos atividades simples e divertidas, ligadas ao cotidiano deles, com intuito de despertar a curiosidade, a socialização, a criatividade e a vontade de aprender. Essas atividades, aplicadas fora da sala de aula, antes da exposição conceitual, estavam ligadas ao assunto a ser abordado, Semelhança de Triângulos, e contribuíram para desenvolver nos alunos a curiosidade, a socialização, a criatividade, o raciocínio lógico e o estímulo à descoberta. Após a realização das atividades, fizemos toda abordagem teórica do conteúdo, lecionando e discutindo o assunto, tendo como ponto de partida a experiência fora de sala, e, por fim, aplicamos uma avaliação escrita para validar a metodologia. Inspiramos-nos nas propostas do livro Matemática Lúdica, escrito por Leon B. Alberti, século XV, que aborda o uso de relações matemáticas para medições de grandezas sem o uso de aparelhos específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DESCOBERTA, VIVÊNCIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2774_11092017000641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ IGOR" "autor_email" => "joseiguinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }