AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35920 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1352 "inscrito_id" => 1471 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS." "resumo" => "A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1471_10092017144251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "anacnp1410@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35920 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1352 "inscrito_id" => 1471 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS." "resumo" => "A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1471_10092017144251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "anacnp1410@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }