Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: O DESAFIO COTIDIANO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34975
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3377
    "inscrito_id" => 7439
    "titulo" => "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: O DESAFIO COTIDIANO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA."
    "resumo" => "Os textos que abordam a temática da educação escolar pública de modo geral apontam para a importância da organização e da gestão democrática das escolas públicas.  Além disso, o desafio cotidiano de compreender processos inerentes ao fazer do gestor escolar pode ser subsidiado também por reflexões bibliográficas a respeito de administração escolar e gestão democrática. Sendo assim, trataremos o conceito de administração e sua contextualização no âmbito escolar; apontaremos considerações sobre a gestão democrática e a política dos conselhos escolares. A administração escolar ou a gestão escolar, nomenclaturas aqui aplicadas como sinônimos uma da outra, apresenta enfoques da estrutura administrativa e pedagógica. Assim, nos direciona a adoção de uma concepção de educação que se alinhe ao modelo de educação e sociedade almejados. A concepção de educação, aqui adotada, é entendida como prática social forjada no contexto sociocultural de produção e apropriação de saberes. De tal maneira, a escola precisa ser pensada de modo contextualizado ao lugar e função social que ocupa.  A abordagem metodológica adotada é a bibliográfica, objetiva discutir e compreender a administração escolar na perspectiva da gestão democrática.  Nesta direção, abordar a relação entre educação popular e conselhos escolares, tendo como eixo a troca de saberes na efetividade prática de participação cidadã na gestão escolar democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7439_11102017213123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA PEREIRA DE ARAUJO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA "
    "autor_email" => "apaula.laura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34975
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3377
    "inscrito_id" => 7439
    "titulo" => "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: O DESAFIO COTIDIANO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA."
    "resumo" => "Os textos que abordam a temática da educação escolar pública de modo geral apontam para a importância da organização e da gestão democrática das escolas públicas.  Além disso, o desafio cotidiano de compreender processos inerentes ao fazer do gestor escolar pode ser subsidiado também por reflexões bibliográficas a respeito de administração escolar e gestão democrática. Sendo assim, trataremos o conceito de administração e sua contextualização no âmbito escolar; apontaremos considerações sobre a gestão democrática e a política dos conselhos escolares. A administração escolar ou a gestão escolar, nomenclaturas aqui aplicadas como sinônimos uma da outra, apresenta enfoques da estrutura administrativa e pedagógica. Assim, nos direciona a adoção de uma concepção de educação que se alinhe ao modelo de educação e sociedade almejados. A concepção de educação, aqui adotada, é entendida como prática social forjada no contexto sociocultural de produção e apropriação de saberes. De tal maneira, a escola precisa ser pensada de modo contextualizado ao lugar e função social que ocupa.  A abordagem metodológica adotada é a bibliográfica, objetiva discutir e compreender a administração escolar na perspectiva da gestão democrática.  Nesta direção, abordar a relação entre educação popular e conselhos escolares, tendo como eixo a troca de saberes na efetividade prática de participação cidadã na gestão escolar democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7439_11102017213123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA PEREIRA DE ARAUJO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA "
    "autor_email" => "apaula.laura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os textos que abordam a temática da educação escolar pública de modo geral apontam para a importância da organização e da gestão democrática das escolas públicas. Além disso, o desafio cotidiano de compreender processos inerentes ao fazer do gestor escolar pode ser subsidiado também por reflexões bibliográficas a respeito de administração escolar e gestão democrática. Sendo assim, trataremos o conceito de administração e sua contextualização no âmbito escolar; apontaremos considerações sobre a gestão democrática e a política dos conselhos escolares. A administração escolar ou a gestão escolar, nomenclaturas aqui aplicadas como sinônimos uma da outra, apresenta enfoques da estrutura administrativa e pedagógica. Assim, nos direciona a adoção de uma concepção de educação que se alinhe ao modelo de educação e sociedade almejados. A concepção de educação, aqui adotada, é entendida como prática social forjada no contexto sociocultural de produção e apropriação de saberes. De tal maneira, a escola precisa ser pensada de modo contextualizado ao lugar e função social que ocupa. A abordagem metodológica adotada é a bibliográfica, objetiva discutir e compreender a administração escolar na perspectiva da gestão democrática. Nesta direção, abordar a relação entre educação popular e conselhos escolares, tendo como eixo a troca de saberes na efetividade prática de participação cidadã na gestão escolar democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.