O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37693 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3868 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU" "resumo" => "Tradicionalmente, a química tem sido ensinada como uma coleção de fatos, descrições de fenômenos e enunciados de teorias a decorar. Não se procura fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam. Neste contexto, o presente trabalho objetivou verificar a concepção dos alunos do ensino médio do Liceu de Iguatu no que diz respeito ao ensino de química. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta, um questionário composto por 9 (nove) questões. Assim, os principais resultados verificados foram que a maioria dos alunos gostam de estudar química, pois se sentem estimulados em conhecer a química do cotidiano, e a minoria que não gosta de estudar química, alegam a dificuldade em compreender o conteúdo. A relação dos alunos com o professor está entre boa e ótima. Todos os alunos questionados afirmam que o professor explica bem o conteúdo, relacionando os conteúdos estudados com as situações do cotidiano, porém nenhum aluno afirmou a presença da aula prática em laboratório. O principal recurso utilizado é o livro didático adotado pela escola, as vezes inserindo brincadeiras e jogos para contextualizar o conteúdo teórico. O método de avaliação foi posto em sua maioria em prova escrita e comportamento. Em relação a visitas externas, a maioria dos alunos afirmaram não ter este tipo de evento. Neste contexto, visto os resultados coletados, pode-se concluir que o ensino de química da escola estudada segue em maior parte a tendência pedagógica tradicional de ensino. Quanto à percepção dos alunos sobre essa categoria, pode-se dizer que grande dificuldade deles, em aprender química estar na forma de como a matéria vendo sendo apresentada. Isso pode ser minimizado se despontamos um pouco do trio do tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2408_16102017092929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON" "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37693 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3868 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU" "resumo" => "Tradicionalmente, a química tem sido ensinada como uma coleção de fatos, descrições de fenômenos e enunciados de teorias a decorar. Não se procura fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam. Neste contexto, o presente trabalho objetivou verificar a concepção dos alunos do ensino médio do Liceu de Iguatu no que diz respeito ao ensino de química. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta, um questionário composto por 9 (nove) questões. Assim, os principais resultados verificados foram que a maioria dos alunos gostam de estudar química, pois se sentem estimulados em conhecer a química do cotidiano, e a minoria que não gosta de estudar química, alegam a dificuldade em compreender o conteúdo. A relação dos alunos com o professor está entre boa e ótima. Todos os alunos questionados afirmam que o professor explica bem o conteúdo, relacionando os conteúdos estudados com as situações do cotidiano, porém nenhum aluno afirmou a presença da aula prática em laboratório. O principal recurso utilizado é o livro didático adotado pela escola, as vezes inserindo brincadeiras e jogos para contextualizar o conteúdo teórico. O método de avaliação foi posto em sua maioria em prova escrita e comportamento. Em relação a visitas externas, a maioria dos alunos afirmaram não ter este tipo de evento. Neste contexto, visto os resultados coletados, pode-se concluir que o ensino de química da escola estudada segue em maior parte a tendência pedagógica tradicional de ensino. Quanto à percepção dos alunos sobre essa categoria, pode-se dizer que grande dificuldade deles, em aprender química estar na forma de como a matéria vendo sendo apresentada. Isso pode ser minimizado se despontamos um pouco do trio do tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2408_16102017092929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON" "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }