A EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ARDUINO NO CLUBE DA ROBÓTICA DO IFNMG-CAMPUS ALMENARA - E AS POSSIBILIDADES DE APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35195 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4779 "inscrito_id" => 10183 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ARDUINO NO CLUBE DA ROBÓTICA DO IFNMG-CAMPUS ALMENARA - E AS POSSIBILIDADES DE APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL." "resumo" => "Este trabalho visa compreender como os conhecimentos teóricos e práticos advindos das experiências adquiridas ao longo da construção do robô pelo Clube da Robótica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Almenara) podem contribuir para a vida cotidiana no campo das tecnologias; especificamente, no que se refere ao controle das residências. O clube da robótica surgiu a partir do interesse de alguns professores em criar equipes de estudo e desenvolvimento autônomos e soluções automatizadas, de forma que fosse instigada a curiosidade e o estímulo ao estudo e aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos com o curso em programação, além de promover um contato do aluno com uma diferenciada proposta de trabalho. No que tange ao campo teórico, lançou-se mão dos conceitos de Placa de Prototipagem Arduino, (BANZI e SHILOH, 2015), Linguagem de Programação baseada em C++ (SAADE, 2003) e Internet das Coisas (OLIVEIRA, 2017) para o desenvolvimento dos projetos que envolvem o Clube da Robótica. Já no campo prático, instruiu-se os alunos a como realizar o manuseio das peças eletrônicas, apresentando tutoriais de montagem e manutenção dos robôs automatizados e desenvolvimento de estratégias com o intuito de obter resultados de forma mais satisfatória utilizando a programação. Metodologicamente, foram selecionados dezesseis alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, por meio de interesse com a temática, no intuito de participarem desse grupo de extensão. Os alunos participantes foram convidados a realizar um minicurso sobre Arduino e circuitos eletrônicos, fundamentais para o desenvolvimento de protótipos capazes de efetuar as exigências dos percursos propostos pela Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática. As análises dos conhecimentos e dados iniciais permitem problematizar que, a plataforma Arduino juntamente com a Internet das Coisas, torna-se possível desenvolver e montar um sistema de automação de uma residência. Para a automação, faz-se necessário o uso de alguns sensores e circuitos eletrônicos, integrados à programação armazenada na memória flash presente na placa de prototipagem e da necessidade de interação do homem com essas tecnologias. Por fim, o Clube da Robótica, ao ser composto por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Curso de Informática de diferentes etapas educacionais – 1º 2º e 3º anos - proporciona uma aprendizagem favorável à diversidade e ao crescimento intelectual, que transcende os muros da escola e ressignifica a relação alunos e cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ARDUÍNO, AUTOMAÇÃO, INTERNET DAS COISAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10183_16102017235717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN SOUZA" "autor_email" => "alanssilva13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35195 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4779 "inscrito_id" => 10183 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ARDUINO NO CLUBE DA ROBÓTICA DO IFNMG-CAMPUS ALMENARA - E AS POSSIBILIDADES DE APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL." "resumo" => "Este trabalho visa compreender como os conhecimentos teóricos e práticos advindos das experiências adquiridas ao longo da construção do robô pelo Clube da Robótica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Almenara) podem contribuir para a vida cotidiana no campo das tecnologias; especificamente, no que se refere ao controle das residências. O clube da robótica surgiu a partir do interesse de alguns professores em criar equipes de estudo e desenvolvimento autônomos e soluções automatizadas, de forma que fosse instigada a curiosidade e o estímulo ao estudo e aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos com o curso em programação, além de promover um contato do aluno com uma diferenciada proposta de trabalho. No que tange ao campo teórico, lançou-se mão dos conceitos de Placa de Prototipagem Arduino, (BANZI e SHILOH, 2015), Linguagem de Programação baseada em C++ (SAADE, 2003) e Internet das Coisas (OLIVEIRA, 2017) para o desenvolvimento dos projetos que envolvem o Clube da Robótica. Já no campo prático, instruiu-se os alunos a como realizar o manuseio das peças eletrônicas, apresentando tutoriais de montagem e manutenção dos robôs automatizados e desenvolvimento de estratégias com o intuito de obter resultados de forma mais satisfatória utilizando a programação. Metodologicamente, foram selecionados dezesseis alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, por meio de interesse com a temática, no intuito de participarem desse grupo de extensão. Os alunos participantes foram convidados a realizar um minicurso sobre Arduino e circuitos eletrônicos, fundamentais para o desenvolvimento de protótipos capazes de efetuar as exigências dos percursos propostos pela Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática. As análises dos conhecimentos e dados iniciais permitem problematizar que, a plataforma Arduino juntamente com a Internet das Coisas, torna-se possível desenvolver e montar um sistema de automação de uma residência. Para a automação, faz-se necessário o uso de alguns sensores e circuitos eletrônicos, integrados à programação armazenada na memória flash presente na placa de prototipagem e da necessidade de interação do homem com essas tecnologias. Por fim, o Clube da Robótica, ao ser composto por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Curso de Informática de diferentes etapas educacionais – 1º 2º e 3º anos - proporciona uma aprendizagem favorável à diversidade e ao crescimento intelectual, que transcende os muros da escola e ressignifica a relação alunos e cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ARDUÍNO, AUTOMAÇÃO, INTERNET DAS COISAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10183_16102017235717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN SOUZA" "autor_email" => "alanssilva13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }