Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIFICULDADES DO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA EJA.

Palavra-chaves: DIFICULDADES, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. EJA. Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36572
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2223
    "inscrito_id" => 1498
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIFICULDADES DO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA EJA."
    "resumo" => ".Este enfoque apresenta os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com professores de uma escola municipal da cidade de Parnaíba-PI, com o objetivo de detectar as principais dificuldades que os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA encontram em sua prática docente. Para esse propósito, buscamos identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes, enumeramos as medidas tomadas pelos professores para sanar essas dificuldades e ainda, avaliamos como os educandos convivem com elas. A fim de se realizar a coleta de dados deste trabalho recorreu-se a uma entrevista e observação não participante, com o intuito de verificar as dificuldades existentes na prática docente na EJA. Para a fundamentação teórica utilizamos os pensamentos dos seguintes estudiosos: Beisiegel (1997), Lemos (1999), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2001), Machado (2007), Oliveira (2008), Silveira (2007), Pinto (2007) entre outros. A partir da pesquisa podemos observar que a maioria das professoras está realizada com o trabalho na Educação de Jovens e Adultos - EJA, entretanto, elas apontam que as maiores dificuldades encontradas são a desmotivação e a ausência dos alunos dentro da sala de aula. Outro ponto relatado por elas é a falta de insuficiência de material didático. Desse modo, nossa pesquisa trona-se importante por apontar as dificuldades existentes na prática docente em EJA, a fim de auxiliar com informações aos órgãos responsáveis por essa modalidade de educação, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1498_11092017184845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERISSA REGINA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERISSA REGINA"
    "autor_email" => "erissa_reginna@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36572
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2223
    "inscrito_id" => 1498
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIFICULDADES DO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA EJA."
    "resumo" => ".Este enfoque apresenta os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com professores de uma escola municipal da cidade de Parnaíba-PI, com o objetivo de detectar as principais dificuldades que os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA encontram em sua prática docente. Para esse propósito, buscamos identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes, enumeramos as medidas tomadas pelos professores para sanar essas dificuldades e ainda, avaliamos como os educandos convivem com elas. A fim de se realizar a coleta de dados deste trabalho recorreu-se a uma entrevista e observação não participante, com o intuito de verificar as dificuldades existentes na prática docente na EJA. Para a fundamentação teórica utilizamos os pensamentos dos seguintes estudiosos: Beisiegel (1997), Lemos (1999), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2001), Machado (2007), Oliveira (2008), Silveira (2007), Pinto (2007) entre outros. A partir da pesquisa podemos observar que a maioria das professoras está realizada com o trabalho na Educação de Jovens e Adultos - EJA, entretanto, elas apontam que as maiores dificuldades encontradas são a desmotivação e a ausência dos alunos dentro da sala de aula. Outro ponto relatado por elas é a falta de insuficiência de material didático. Desse modo, nossa pesquisa trona-se importante por apontar as dificuldades existentes na prática docente em EJA, a fim de auxiliar com informações aos órgãos responsáveis por essa modalidade de educação, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1498_11092017184845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERISSA REGINA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERISSA REGINA"
    "autor_email" => "erissa_reginna@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

.Este enfoque apresenta os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com professores de uma escola municipal da cidade de Parnaíba-PI, com o objetivo de detectar as principais dificuldades que os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA encontram em sua prática docente. Para esse propósito, buscamos identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes, enumeramos as medidas tomadas pelos professores para sanar essas dificuldades e ainda, avaliamos como os educandos convivem com elas. A fim de se realizar a coleta de dados deste trabalho recorreu-se a uma entrevista e observação não participante, com o intuito de verificar as dificuldades existentes na prática docente na EJA. Para a fundamentação teórica utilizamos os pensamentos dos seguintes estudiosos: Beisiegel (1997), Lemos (1999), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2001), Machado (2007), Oliveira (2008), Silveira (2007), Pinto (2007) entre outros. A partir da pesquisa podemos observar que a maioria das professoras está realizada com o trabalho na Educação de Jovens e Adultos - EJA, entretanto, elas apontam que as maiores dificuldades encontradas são a desmotivação e a ausência dos alunos dentro da sala de aula. Outro ponto relatado por elas é a falta de insuficiência de material didático. Desse modo, nossa pesquisa trona-se importante por apontar as dificuldades existentes na prática docente em EJA, a fim de auxiliar com informações aos órgãos responsáveis por essa modalidade de educação, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.