SOBRINHO, José Pereira De Sousa et al.. Trabalho em lukács e o complexo da educação. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/312>. Acesso em: 24/11/2024 10:09
INTRODUÇÃOO presente artigo se propõe a realizar uma analise ontológica da existência humana, reconstituindo o percurso histórico de constituição do ser social, bem como a de seus diversos complexos que surgem a partir do trabalho, com destaque para o complexo da educação. METODOLOGIATrata-se de uma pesquisa bibliográfica, formulada sobre o método materialista histórico dialético, desenvolvida a partir da leitura ontológica de Marx desenvolvida pelo filósofo húngaro Lukács. RESULTADOSApresentando uma reflexão sobre a educação em seu caráter lato – conteúdo universal –assim como sobre o caráter estrito – particular e histórico. Investigamos, pois, as condições materiais e históricas sobre as quais a educação se realiza. Para tanto, consideramos imprescindível uma reflexão sobre o caráter de estranhamento presente no trabalho, que conduz a sociedade para sua existência fragmentada em classes sociais antagônicas. Por consentâneo, a educação surge no seio da sociedade de classes como formação do ser unilateral, como efetivação da educação de classe, o ser de classe. Noutros termos, nossa reflexão procura desvendar a essência de classe no processo educacional presente na sociedade capitalista, refletindo sobre as contradições inerentes à sociedade de classes. CONCLUSÃONossa análise aponta, ademais, a supra-sunção do trabalho e da propriedade privada, ou seja, a superação do modelo da sociedade de classes, como fundamento para a formação do ser omnilateral e para a (re) produção do ser social em sua existência plena.