A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA: A MEDIAÇÃO COMO EIXO NORTEADOR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 373 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 1025 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA: A MEDIAÇÃO COMO EIXO NORTEADOR" "resumo" => "O presente texto é resultado do Componente Curricular Seminários Temáticos sobre o Ensinar e o Aprender I, o qual busca dissertar acerca de como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, bem como discutir a relação e postura do professor e do aluno no ambiente escolar, em que os mesmos devem construir juntos, uma relação significativa tendo como eixo norteador o conhecimento. Para nortear teoricamente o trabalho, realizou-se leituras em autores como: Antunes (2002); Enguita (2004); Estrela (1992); Fontana (2004); Souza (2006); Vieira (2002), dentre outros que subsidiaram as discussões propostas, possibilitando analisar/questionar a mediação no cotidiano escolar. O trabalho é desenvolvido em três eixos centrais que norteiam a discussão, sendo eles: ‘ Relação professor-aluno’, ‘O processo de ensino/aprendizagem na perspectiva Vygotskyana’ e ‘ Mediação pedagógica em sala de aula’, os quais vêm discutir entraves e possibilidades em sala de aula, como também o (não) posicionamento crítico-reflexivo dos sujeitos, que, muitas vezes adotam uma postura passiva, não se sentindo responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento e o desenvolvimento do outro. O professor deve ser o mediador de conhecimentos, tornando-se assim mestre e aprendiz no processo ensino-aprendizagem, em que dialogam juntos professor, aluno e escola, na construção do conhecimento. Nessa construção, a escola, os sujeitos escolares têm papel relevante, pois é a partir da escola e do posicionamento da mesma que são geridas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento da educação escolar. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é construído constantemente, e para tal construção, é essencial a organização da escola como um todo, onde todos os sujeitos são partícipes do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "Mediação pedagógica, Ensino, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "82b8a3434904411a9fdc43ca87cee70c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA DIAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LULU" "autor_email" => "luziadiaslulu23@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 373 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 1025 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA: A MEDIAÇÃO COMO EIXO NORTEADOR" "resumo" => "O presente texto é resultado do Componente Curricular Seminários Temáticos sobre o Ensinar e o Aprender I, o qual busca dissertar acerca de como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, bem como discutir a relação e postura do professor e do aluno no ambiente escolar, em que os mesmos devem construir juntos, uma relação significativa tendo como eixo norteador o conhecimento. Para nortear teoricamente o trabalho, realizou-se leituras em autores como: Antunes (2002); Enguita (2004); Estrela (1992); Fontana (2004); Souza (2006); Vieira (2002), dentre outros que subsidiaram as discussões propostas, possibilitando analisar/questionar a mediação no cotidiano escolar. O trabalho é desenvolvido em três eixos centrais que norteiam a discussão, sendo eles: ‘ Relação professor-aluno’, ‘O processo de ensino/aprendizagem na perspectiva Vygotskyana’ e ‘ Mediação pedagógica em sala de aula’, os quais vêm discutir entraves e possibilidades em sala de aula, como também o (não) posicionamento crítico-reflexivo dos sujeitos, que, muitas vezes adotam uma postura passiva, não se sentindo responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento e o desenvolvimento do outro. O professor deve ser o mediador de conhecimentos, tornando-se assim mestre e aprendiz no processo ensino-aprendizagem, em que dialogam juntos professor, aluno e escola, na construção do conhecimento. Nessa construção, a escola, os sujeitos escolares têm papel relevante, pois é a partir da escola e do posicionamento da mesma que são geridas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento da educação escolar. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é construído constantemente, e para tal construção, é essencial a organização da escola como um todo, onde todos os sujeitos são partícipes do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "Mediação pedagógica, Ensino, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "82b8a3434904411a9fdc43ca87cee70c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA DIAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LULU" "autor_email" => "luziadiaslulu23@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }