O presente texto é resultado do Componente Curricular Seminários Temáticos sobre o Ensinar e o Aprender I, o qual busca dissertar acerca de como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, bem como discutir a relação e postura do professor e do aluno no ambiente escolar, em que os mesmos devem construir juntos, uma relação significativa tendo como eixo norteador o conhecimento. Para nortear teoricamente o trabalho, realizou-se leituras em autores como: Antunes (2002); Enguita (2004); Estrela (1992); Fontana (2004); Souza (2006); Vieira (2002), dentre outros que subsidiaram as discussões propostas, possibilitando analisar/questionar a mediação no cotidiano escolar. O trabalho é desenvolvido em três eixos centrais que norteiam a discussão, sendo eles: ‘ Relação professor-aluno’, ‘O processo de ensino/aprendizagem na perspectiva Vygotskyana’ e ‘ Mediação pedagógica em sala de aula’, os quais vêm discutir entraves e possibilidades em sala de aula, como também o (não) posicionamento crítico-reflexivo dos sujeitos, que, muitas vezes adotam uma postura passiva, não se sentindo responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento e o desenvolvimento do outro. O professor deve ser o mediador de conhecimentos, tornando-se assim mestre e aprendiz no processo ensino-aprendizagem, em que dialogam juntos professor, aluno e escola, na construção do conhecimento. Nessa construção, a escola, os sujeitos escolares têm papel relevante, pois é a partir da escola e do posicionamento da mesma que são geridas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento da educação escolar. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é construído constantemente, e para tal construção, é essencial a organização da escola como um todo, onde todos os sujeitos são partícipes do ensino-aprendizagem.