Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR PROFESSORES NAS AULAS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: Jogo Didático, Catálogo, Biologia, Aprendizagem Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Com tantos estudos voltados para a questão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, é preciso pensar sobre metodologias que facilitem o desenrolar desse processo na sala de aula. Com o objetivo de contribuir para a efetividade desse evento, está sendo elaborado um catálogo de jogos didáticos que busca auxiliar professores da Educação Básica e do Ensino Superior na procura por recursos complementares para as aulas de Biologia de forma que possa auxiliá-los a dinamizar suas aulas, oferecendo-lhes sugestões, metodologias e recursos didáticos que possam torná-las atrativas aos seus alunos. Os professores sempre que precisarem diversificar o material didático utilizado em sala de aula, poderão recorrer ao catálogo, que lhes dará suporte sobre sugestões de jogos didáticos. O catálogo é composto de fichas catalográficas individuais de cada jogo, que traz informações a respeito de como foi elaborado, com que objetivo, em que disciplina pode ser aplicado, fotos, modo de jogar, entre outras informações. O que se pretende alcançar com essa proposta é o auxílio aos professores na difícil tarefa de diversificar os recursos utilizados na sala de aula, como uma forma de atrair à atenção dos alunos para uma melhor assimilação do conteúdo. A elaboração do catálogo levou à conclusão de que muitas são as alternativas que podem e devem ser usadas para dinamizar o ensino e que com criatividade e boa vontade é possível tornar o aprendizado mais prazeroso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.