PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR PROFESSORES NAS AULAS DE BIOLOGIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 411 "inscrito_id" => 964 "titulo" => "PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR PROFESSORES NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "Com tantos estudos voltados para a questão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, é preciso pensar sobre metodologias que facilitem o desenrolar desse processo na sala de aula. Com o objetivo de contribuir para a efetividade desse evento, está sendo elaborado um catálogo de jogos didáticos que busca auxiliar professores da Educação Básica e do Ensino Superior na procura por recursos complementares para as aulas de Biologia de forma que possa auxiliá-los a dinamizar suas aulas, oferecendo-lhes sugestões, metodologias e recursos didáticos que possam torná-las atrativas aos seus alunos. Os professores sempre que precisarem diversificar o material didático utilizado em sala de aula, poderão recorrer ao catálogo, que lhes dará suporte sobre sugestões de jogos didáticos. O catálogo é composto de fichas catalográficas individuais de cada jogo, que traz informações a respeito de como foi elaborado, com que objetivo, em que disciplina pode ser aplicado, fotos, modo de jogar, entre outras informações. O que se pretende alcançar com essa proposta é o auxílio aos professores na difícil tarefa de diversificar os recursos utilizados na sala de aula, como uma forma de atrair à atenção dos alunos para uma melhor assimilação do conteúdo. A elaboração do catálogo levou à conclusão de que muitas são as alternativas que podem e devem ser usadas para dinamizar o ensino e que com criatividade e boa vontade é possível tornar o aprendizado mais prazeroso." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Jogo didático, Catálogo, Biologia, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8ffd06573e4bac701c381fc144bb3eae_964.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA EVANGELINA CUSTÓDIO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA" "autor_email" => "evangelina287@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 411 "inscrito_id" => 964 "titulo" => "PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR PROFESSORES NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "Com tantos estudos voltados para a questão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, é preciso pensar sobre metodologias que facilitem o desenrolar desse processo na sala de aula. Com o objetivo de contribuir para a efetividade desse evento, está sendo elaborado um catálogo de jogos didáticos que busca auxiliar professores da Educação Básica e do Ensino Superior na procura por recursos complementares para as aulas de Biologia de forma que possa auxiliá-los a dinamizar suas aulas, oferecendo-lhes sugestões, metodologias e recursos didáticos que possam torná-las atrativas aos seus alunos. Os professores sempre que precisarem diversificar o material didático utilizado em sala de aula, poderão recorrer ao catálogo, que lhes dará suporte sobre sugestões de jogos didáticos. O catálogo é composto de fichas catalográficas individuais de cada jogo, que traz informações a respeito de como foi elaborado, com que objetivo, em que disciplina pode ser aplicado, fotos, modo de jogar, entre outras informações. O que se pretende alcançar com essa proposta é o auxílio aos professores na difícil tarefa de diversificar os recursos utilizados na sala de aula, como uma forma de atrair à atenção dos alunos para uma melhor assimilação do conteúdo. A elaboração do catálogo levou à conclusão de que muitas são as alternativas que podem e devem ser usadas para dinamizar o ensino e que com criatividade e boa vontade é possível tornar o aprendizado mais prazeroso." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Jogo didático, Catálogo, Biologia, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8ffd06573e4bac701c381fc144bb3eae_964.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA EVANGELINA CUSTÓDIO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA" "autor_email" => "evangelina287@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }