Este trabalho é resultado das discussões, análises e sínteses de textos da disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos que culminou na realização de trabalhos como peças de teatro e montagem de painéis discursivos sobre os/as Educadores/as que atuam nesta modalidade de ensino. A EJA é um direito protegido e amparado em lei, voltada para as pessoas que por algum motivo, não tiveram acesso ou não concluíram o ensino regular na idade apropriada. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que discutem a EJA e a Formação do/a Educador/a com foco nos estudos de Arroyo, (2006) e Souza (2011), estudos referências na disciplina. Estes autores, ao tratar da formação do/a educador/a de EJA o fazem numa perspectiva histórica, explicitando os fatores que limitam a ação desse sujeito e de seu processo formativo, mas também apresentam possibilidades a partir da ação social, da luta no campo político e pedagógico. A análise do estudo bibliográfico permitiu inferir que a formação de educadores/as para a EJA no Brasil é um desafio visto que ainda que se tenham experiências pontuais, não há uma tradição de formar profissionais que atuem com qualidade nesta modalidade, aumentando assim as dificuldades de ensino e aprendizagem.