O presente trabalho traz discussões e reflexões sobre o Ensino de História e as concepções teóricas na práxis docente a partir de um estudo de caso realizado em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Parnaíba/PI. Propomos compreender as práticas na disciplina de história dialogando com as abordagens que norteiam os processos didático-pedagógicos, assim fizemos um recorte do Ensino de História sob a óptica de correntes como o Positivismo, o Materialismo Histórico Dialético e a Nova História, na tentativa de perceber a ideologia imbricada em cada proposta e qual dessas concepções embasa a prática docente nas aulas de História. Analisamos a partir da concepção do materialismo histórico dialético a relação de trabalho construída na práxis docente e como a professora compreende o seu trabalho em tempos de proletarização e precarização do seu oficio docente. No decorrer da pesquisa buscamos verificar a percepção dos estudantes sobre a importância do Ensino de História e a qual a relação dessa práxis com a realidade deles, para isso realizamos questionários com os discentes e a professora da referida turma. Utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais como subsidio teórico para compreender as propostas que permeiam o Ensino de História e buscamos autores que fundamentem nossas observações e análises acerca da temática investigada.