Este artigo tem por objetivo refletir sobre as subjetividades que emergem do Ser docente quando em processo de formação continuada, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se do resultado de um estudo realizado pelas autoras na disciplina “Formação Docente e Docência Online: Subjetividade, Interfaces e Mediação” no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2015.2. Neste contexto, buscou-se na pluralidade dos discursos produzidos por docentes em formação, os indicadores de subjetividades que revelassem a memória e a experiência destes indivíduos em contextos sociais e pedagógicos que dialoguem com sua experiencia de ensinar e aprender em contexto presencial e a distância. Para tanto, o Curso de Especialização em Educação a Distância (EEAD), ofertado pela UNEB em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi escolhido como o contexto de investigação, especificamente na disciplina Metodologia do Ensino Superior. A partir da observação em atividade/tarefa online, as falas, os discursos, as interações, diálogos, ideias, caminhadas, vivências pedagógicas, enfim, movimentos que refletem os sentidos e os conhecimentos construídos do ser docente, ou, o vir a ser, o identificar-se e se reconhecer, por meio de sua própria fala, emergiram, na descrição de seus percursos formativos. A partir dos resultados, constatou-se que a formação docente em AVA, para além das construções da objetividade, pode desvelar o ser docente e favorecer a construção de subjetividades com vista a reconfiguração de relações com novas dinâmicas em ambientes educacionais, bem como uma atuação mediada, afetiva, dialógica e transformadora dos processos de ensino e aprendizagem.