Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

O SER DOCENTE: O EMERGIR DAS SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

Palavra-chaves: SUBJETIVIDADES, FORMAÇÃO DOCENTE EM AVA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as subjetividades que emergem do Ser docente quando em processo de formação continuada, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se do resultado de um estudo realizado pelas autoras na disciplina “Formação Docente e Docência Online: Subjetividade, Interfaces e Mediação” no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2015.2. Neste contexto, buscou-se na pluralidade dos discursos produzidos por docentes em formação, os indicadores de subjetividades que revelassem a memória e a experiência destes indivíduos em contextos sociais e pedagógicos que dialoguem com sua experiencia de ensinar e aprender em contexto presencial e a distância. Para tanto, o Curso de Especialização em Educação a Distância (EEAD), ofertado pela UNEB em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi escolhido como o contexto de investigação, especificamente na disciplina Metodologia do Ensino Superior. A partir da observação em atividade/tarefa online, as falas, os discursos, as interações, diálogos, ideias, caminhadas, vivências pedagógicas, enfim, movimentos que refletem os sentidos e os conhecimentos construídos do ser docente, ou, o vir a ser, o identificar-se e se reconhecer, por meio de sua própria fala, emergiram, na descrição de seus percursos formativos. A partir dos resultados, constatou-se que a formação docente em AVA, para além das construções da objetividade, pode desvelar o ser docente e favorecer a construção de subjetividades com vista a reconfiguração de relações com novas dinâmicas em ambientes educacionais, bem como uma atuação mediada, afetiva, dialógica e transformadora dos processos de ensino e aprendizagem.

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