Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

HOMOFOBIA NAS ESCOLAS DE ZONA RURAL E URBANA:EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ASSUMIDAMENTE GAYS

Palavra-chaves: HOMOFOBIA, ESCOLAS RURAIS E URBANAS, HOMOSSEXUALIDADES Comunicação Oral (CO) ET12: DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO EM ÁREAS RURAIS, CONTEXTOS INTERIORANOS E/OU SITUAÇÕES ETNICAMENTE DIFERENCIADAS – NOVOS DESCENTRAMENTOS EM OUTRAS AXIALIDADES
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A homofobia se manifesta em toda parte nas estruturas da escola, desde as mais sutis formas de violência, quase não perceptíveis, às formas mais impetuosas. Independente do espaço urbano ou rural, os preconceitos, explícitos ou velados ocorrem nos mais diversos espaços, e, notadamente na escola, toma proporções imensuráveis, principalmente pelo fato da escola ser um espaço de disseminação e fortalecimento de ideologias. A homofobia possui caráter ostensivo e a questão que se insurge é tentar compreender como acontecem as agressões, como elas se sustentam e como a produção do preconceito se perpetua em um grupo social. Este trabalho objetiva identificar a construção de homofobias em contextos escolares distintos, para tanto investigamos uma escola localizada no meio urbano e uma segunda no meio rural, pretendemos também analisar se e quais as medidas que ambas as escolas tomam para o enfrentamento da homofobia. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para o conhecimento do que a literatura apresenta sobre o fenômeno investigado, realizamos uma pesquisa de campo qualitativa, e construímos um estudo de caso através de entrevistas semi-estruturadas. Os entrevistados apontam que o preconceito contra homossexuais assumidos é mais forte e violento nas escolas de zona rural que frequentaram. Enquanto isso, os sujeitos apresentam que na escola de zona urbana, existe uma maior facilidade de experimentarem suas identidades e suas sexualidades. As trajetórias escolares dos sujeitos desta pesquisa possuem muitas características em comum quando relacionadas às experiências de preconceito, discriminação ou injúria nas escolas que frequentaram (na zona rural e urbana). Esta pesquisa, em contextos escolares distintos, em escolas de zona rural e urbana, identifica a construção da homofobia, por meio dos relatos proferidos pelos entrevistados que trazem ao discurso ferramentas de exclusão, permissão do preconceito, disciplinarização dos corpos, invisibilização que estes sujeitos homossexuais são obrigados a passar dentro do âmbito escolar.

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