A escola é um espaço essencial para a transformação das relações de gênero e este artigo é o Relato de Experiência de uma educadora e militante feminista, integrante do Grupo de Estudos sobre Gênero numa perspectiva Feminista (GEGEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/ Campus Barreiras, a partir da intervenção pedagógica com sete paineis temáticos, realizada para o 8 de março de 2016. Analiso o conteúdo dos paineis a partir das respostas das/os estudantes, sob a perspectiva dos Estudos Feministas, objetivando analisar como as desigualdades de gênero se manifestam através da linguagem escrita; identificar respostas criativas para as questões levantadas; refletir acerca das possibilidades de construção da consciência crítica de gênero a partir de intervenções escolares. Por fim, concluo que a intervenção foi significativa para dar visibilidade a situações cotidianas de desigualdades e violências de gênero, bem como a necessidade de ampliar as discussões de gênero e formação de estudantes e professoras/es para trabalhar com essa temática no contexto escolar.