Esta pesquisa teve o intuito de verificar, analisar e interpretar a percepção do docente que ensina na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como, perceber as suas ações pedagógicas referentes às questões de gênero e diversidade sexual nas escolas. Tomamos como alicerce metodológico a abordagem de uma pesquisa qualitativa e do diagnóstico obtido pelo questionário semiestruturado empregado entre os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais, em escolas da rede pública e privada da Região Metropolitana da Cidade do Recife, Pernambuco. Verificamos eficiência em alguns sujeitos analisados referente à abordagem da temática tratada. Concluímos que alguns docentes necessitam rever suas próprias práticas de abordagem, adequando-se à proposta de trabalho indicada pelas produções de base curricular comum para o ensino nacional, como o RCNEI e o PCN. Sabemos da relevância do estudo com as temáticas de gênero e sexualidade na formação humana, cabendo ao docente possuir um olhar reflexivo para realizar sua prática de forma coerente, de modo a proporcionar o exercício da cidadania em seus alunos.