Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30538
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O trabalho alude a uma pesquisa teórico-bibliográfica com o objetivo de discutir os aspectos envolvidos na construção da sexualidade humana; compreender o papel da família, da escola e do Estado no que se refere à educação sexual de crianças e adolescentes. Recorreu-se aos estudos de educação sexual realizados pelas autoras: Mary Neide Damico Figueiró e Isaura Guimarães. Abordou-se os conceitos de adolescência, sexualidade e educação sexual, tomando a psicanálise freudiana como aporte teórico-científico. Compreende-se que a educação sexual é inserida na criança desde a sua concepção, através dos adultos que de forma direta e indireta transmitem à ela o significado do que é ser homem e do que é ser mulher. Assim, a escola e os professores, constituem-se agentes na construção da sexualidade humana. Contudo, tratar de sexualidade na escola, requer uma reeducação que busque através de uma fundamentação teórica e cientifica, oportunizar o desenvolvimento de professores e adolescentes de maneira a viverem a sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Conclui-se que a família é o local primário na construção do homem e da mulher que cada um traz dentro de si. A ação da escola será a de educadora secundária e a bagagem da educação informal adquirida na família, o ponto de partida para se pensar educação sexual na escola. Enfatiza-se que, para alcançar resultados satisfatórios, o trabalho de educação sexual precisa abranger a família, a escola e o Estado por meio de projetos em nível governamental que envolva todas as esferas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID1218_27072017124735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELI MONTEIRO GAGLIOTTO"
    "autor_nome_curto" => "GISELI"
    "autor_email" => "giseligagliotto@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30538
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O trabalho alude a uma pesquisa teórico-bibliográfica com o objetivo de discutir os aspectos envolvidos na construção da sexualidade humana; compreender o papel da família, da escola e do Estado no que se refere à educação sexual de crianças e adolescentes. Recorreu-se aos estudos de educação sexual realizados pelas autoras: Mary Neide Damico Figueiró e Isaura Guimarães. Abordou-se os conceitos de adolescência, sexualidade e educação sexual, tomando a psicanálise freudiana como aporte teórico-científico. Compreende-se que a educação sexual é inserida na criança desde a sua concepção, através dos adultos que de forma direta e indireta transmitem à ela o significado do que é ser homem e do que é ser mulher. Assim, a escola e os professores, constituem-se agentes na construção da sexualidade humana. Contudo, tratar de sexualidade na escola, requer uma reeducação que busque através de uma fundamentação teórica e cientifica, oportunizar o desenvolvimento de professores e adolescentes de maneira a viverem a sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Conclui-se que a família é o local primário na construção do homem e da mulher que cada um traz dentro de si. A ação da escola será a de educadora secundária e a bagagem da educação informal adquirida na família, o ponto de partida para se pensar educação sexual na escola. Enfatiza-se que, para alcançar resultados satisfatórios, o trabalho de educação sexual precisa abranger a família, a escola e o Estado por meio de projetos em nível governamental que envolva todas as esferas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID1218_27072017124735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELI MONTEIRO GAGLIOTTO"
    "autor_nome_curto" => "GISELI"
    "autor_email" => "giseligagliotto@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O trabalho alude a uma pesquisa teórico-bibliográfica com o objetivo de discutir os aspectos envolvidos na construção da sexualidade humana; compreender o papel da família, da escola e do Estado no que se refere à educação sexual de crianças e adolescentes. Recorreu-se aos estudos de educação sexual realizados pelas autoras: Mary Neide Damico Figueiró e Isaura Guimarães. Abordou-se os conceitos de adolescência, sexualidade e educação sexual, tomando a psicanálise freudiana como aporte teórico-científico. Compreende-se que a educação sexual é inserida na criança desde a sua concepção, através dos adultos que de forma direta e indireta transmitem à ela o significado do que é ser homem e do que é ser mulher. Assim, a escola e os professores, constituem-se agentes na construção da sexualidade humana. Contudo, tratar de sexualidade na escola, requer uma reeducação que busque através de uma fundamentação teórica e cientifica, oportunizar o desenvolvimento de professores e adolescentes de maneira a viverem a sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Conclui-se que a família é o local primário na construção do homem e da mulher que cada um traz dentro de si. A ação da escola será a de educadora secundária e a bagagem da educação informal adquirida na família, o ponto de partida para se pensar educação sexual na escola. Enfatiza-se que, para alcançar resultados satisfatórios, o trabalho de educação sexual precisa abranger a família, a escola e o Estado por meio de projetos em nível governamental que envolva todas as esferas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.