O trabalho alude a uma pesquisa teórico-bibliográfica com o objetivo de discutir os aspectos envolvidos na construção da sexualidade humana; compreender o papel da família, da escola e do Estado no que se refere à educação sexual de crianças e adolescentes. Recorreu-se aos estudos de educação sexual realizados pelas autoras: Mary Neide Damico Figueiró e Isaura Guimarães. Abordou-se os conceitos de adolescência, sexualidade e educação sexual, tomando a psicanálise freudiana como aporte teórico-científico. Compreende-se que a educação sexual é inserida na criança desde a sua concepção, através dos adultos que de forma direta e indireta transmitem à ela o significado do que é ser homem e do que é ser mulher. Assim, a escola e os professores, constituem-se agentes na construção da sexualidade humana. Contudo, tratar de sexualidade na escola, requer uma reeducação que busque através de uma fundamentação teórica e cientifica, oportunizar o desenvolvimento de professores e adolescentes de maneira a viverem a sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Conclui-se que a família é o local primário na construção do homem e da mulher que cada um traz dentro de si. A ação da escola será a de educadora secundária e a bagagem da educação informal adquirida na família, o ponto de partida para se pensar educação sexual na escola. Enfatiza-se que, para alcançar resultados satisfatórios, o trabalho de educação sexual precisa abranger a família, a escola e o Estado por meio de projetos em nível governamental que envolva todas as esferas.