Essa pesquisa, que se encontra em andamento, pela linha de pesquisa Bioética, Ethos e Meio Ambiente do curso de Mestrado em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, objetiva abordar, conhecer, analisar, refletir e discutir questões de formação de professores às questões bioéticas, as relações entre gênero e educação na educação básica pelos pedagogos que atuam nos ensino fundamental I e II e ensino médio na cidade de Pouso Alegre-MG e pedagogos que atuam no ensino superior postulando a importância de análises bioéticas na formação de professores, principalmente ao que se refere entre as relações de gênero e educação. Sendo assim, através dessa pesquisa, deseja-se perceber o descuido das academias contemporâneas de não oferecer uma formação específica sobre gênero para a formação docente, oferecendo-lhe mecanismos pedagógicos e didáticos que orientem e auxiliem na promoção de uma educação de qualidade para todos com vistas à transformação do mundo. Essa necessidade formativa é uma exigência bioética contemporânea pouco trabalhada em qualquer área da educação, seja educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e, tampouco, na formação superior. O modismo curricular arcaico muitas vezes não oferece flexibilidade horária e temática para a abordagem e reflexão do assunto. O gênero é uma questão bioética emergente, pois, acima de tudo, trata-se de comportamento humano. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, descreverá, a partir de análises bibliográficas, gênero e bioética na educação, como os questionários aplicados aos pedagogos. Os estudos proporcionarão condições de reflexão sobre a relação de gênero na educação à luz da Bioética na educação básica e ensino superior.