O PIBIC é uma política pública direcionada ao fomento da ciência, da tecnologia, da inovação. Este trabalho originou-se em uma pesquisa que objetivou conhecer a contribuição do Programa de Iniciação Científica da FAPESB para a formação de capital humano nas universidades baianas. O presente artigo buscou abordar a presença feminina neste contexto, partindo-se da constatação de que as mulheres constituem a maioria dos estudantes no âmbito do ensino superior, mas não tem a mesma representatividade nos cursos de stricto sensu. Este estudo não levanta o motivo desta descontinuidade, mas provoca uma reflexão sobre as prioridades dadas pelas mulheres na atual sociedade. Utilizou-se do método indutivo e a pesquisa realizada pode ser classificada como descritiva, tendo os dados analisados sido obtidos diretamente com as universidades participantes do PIBIC/FAPESB e na plataforma de currículos acadêmicos do CNPq, a plataforma Lattes, que disponibiliza de forma livre os currículos de docentes, discentes e pesquisadores.
A pesquisa a qual este artigo se originou, investigou o currículo Lattes de 2.831 mulheres. O resultado mostrou um número alto de mulheres em quatro grandes área do conhecimento e ingresso nos cursos de mestrado, mas à medida que avançam nos níveis educacionais, este percentual diminui.