O foco do trabalho está em observar a influência social do catolicismo conservador no interior da Igreja no Brasil e, para além dos limites clericais, também no que diz respeito ao âmbito jurídico-político nacional. A ideia é analisar o possível prestígio daquelas alas católicas marcadamente ortodoxas e o seu potencial de persuasão, tanto no que se refere às fileiras institucionais eclesiásticas, quanto no que concerne às esferas propriamente estatais. Toma-se como ponto de partida a observação dos embates múltiplos do clero em reação à divulgação oficial do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), em finais de 2009. Quando se observam as reações ao PNDH-3 provindas de lideranças eclesiásticas, o que salta aos olhos é a utilidade investigativa que uma série de conceitos foucaultianos pode ter para a análise da atitude católica atual em relação à sexualidade. Numa genealogia dos discursos clericais, é possível fazer uso, com grande proveito, das classificações que Foucault utiliza fartamente em seus estudos sobre os jogos de verdade na relação de si para consigo na Antiguidade Clássica. Além do mais, o trabalho de Foucault mostra-se de grande valia quando a ideia é observar as razões pelas quais a Igreja perde gradativa influência na regulação dos corpos e dos sexos.