Este trabalho pretende realizar um estudo sobre as vozes constituintes do discurso de alguns sujeitos comunicantes excluídos ou em situação de exclusão devido à sua orientação sexual e ou a sua identidade (diversidade) de gênero (LGBTs+). As narrativas de vida (MACHADO, 2016, 2015) destes sujeitos tem em seu interior (como projeto de fala) a (re)construção de suas identidades sociais, a busca de sua legitimidade (cidadania), do reconhecimento no convívio social (respeito mútuo e dignidade) de serem como são, como se reconhecem. Considerando esta sua intencionalidade verificaremos alguns exemplos no discurso das Artes como encenações de; Teatro (BR-Trans, 2016) e Cinema brasileiro (Madame Satã, 2002) onde o tema é tratado de diferentes modos semiocênicos, mas, de modo geral, com a mesma finalidade. Tal escolha se deve ao fato de o cruzamento entre Linguísitca Discursiva com as Artes Cênicas ser nosso campo de investigação desde o mestrado em 2005, que se aprofundou nos sujeitos da linguagem que interagem no doutorado (FALE-UFMG, 2012), seguindo nas imagens de si e no sujeito locutor no pósdoutoramento (FALE-UFMG, 2016-2017). Agora, neste segundo pósdoutoramento (UESB, 2017-2018) centramo-nos nos sujeitos e na temática LGBTs+ manifestos linguageiramente em sistemas Semiocênicos da Arte. O discurso da Arte apresenta-se como um campo livre para se dizer e encenar qualquer tema que se faça relevante em seu tempo. Deste modo, a causa LGBTs+ tem um amplo espectro de representações neste universo de discurso e que nos interessa analisar.