Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

DESINSTALANDO O “CISTEMA”: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFBA DE SOCIOLOGIA NA DISCUSSÃO DE GÊNERO E IDENTIDADE DE GÊNERO NO COLÉGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO

Palavra-chaves: GÊNERO NA ESCOLA, GÊNERO E EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA QUEER Relato de Experiência (RE) ET21: GÊNERO, SEXUALIDADES E JUVENTUDES: TRANSGRESSÕES E NORMATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30507
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 457
    "titulo" => "DESINSTALANDO O “CISTEMA”: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFBA DE SOCIOLOGIA NA DISCUSSÃO DE GÊNERO E IDENTIDADE DE GÊNERO NO COLÉGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO"
    "resumo" => "A instituição escolar tem um forte papel em distinguir e normalizar. Ao longo da história desenvolveu diversos mecanismos de disciplinarização a fim de garantir a norma. Em uma sociedade em que o normal é masculino, cisgênero, binário e heterossexual o espaço das mulheres e LGBT’s tem sido o da subalternidade. O tradicional não-dizer sobre o gênero e sexualidade impõe a esses sujeitos a posição de um não-lugar, trata-se de uma pretensão de eliminá-los do conjunto das possibilidades de existência e/ou de subalternizá-los. Falar de gênero e identidade de gênero na escola é então imprescindível para uma educação que se compreenda enquanto democrática e inclusiva. A intervenção do PIBID-UFBA de Sociologia no Colégio Estadual Thales de Azevedo relatada aqui vem no sentido de pôr em prática uma perspectiva pedagógica que dignifique esses sujeitos e revele os processos pelos quais alguns são normalizados e outros marginalizados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET21: GÊNERO, SEXUALIDADES E JUVENTUDES: TRANSGRESSÕES E NORMATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "GÊNERO NA ESCOLA, GÊNERO E EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA QUEER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA21_ID457_20072017223328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "l.vinicius12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30507
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 457
    "titulo" => "DESINSTALANDO O “CISTEMA”: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFBA DE SOCIOLOGIA NA DISCUSSÃO DE GÊNERO E IDENTIDADE DE GÊNERO NO COLÉGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO"
    "resumo" => "A instituição escolar tem um forte papel em distinguir e normalizar. Ao longo da história desenvolveu diversos mecanismos de disciplinarização a fim de garantir a norma. Em uma sociedade em que o normal é masculino, cisgênero, binário e heterossexual o espaço das mulheres e LGBT’s tem sido o da subalternidade. O tradicional não-dizer sobre o gênero e sexualidade impõe a esses sujeitos a posição de um não-lugar, trata-se de uma pretensão de eliminá-los do conjunto das possibilidades de existência e/ou de subalternizá-los. Falar de gênero e identidade de gênero na escola é então imprescindível para uma educação que se compreenda enquanto democrática e inclusiva. A intervenção do PIBID-UFBA de Sociologia no Colégio Estadual Thales de Azevedo relatada aqui vem no sentido de pôr em prática uma perspectiva pedagógica que dignifique esses sujeitos e revele os processos pelos quais alguns são normalizados e outros marginalizados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET21: GÊNERO, SEXUALIDADES E JUVENTUDES: TRANSGRESSÕES E NORMATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "GÊNERO NA ESCOLA, GÊNERO E EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA QUEER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA21_ID457_20072017223328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "l.vinicius12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A instituição escolar tem um forte papel em distinguir e normalizar. Ao longo da história desenvolveu diversos mecanismos de disciplinarização a fim de garantir a norma. Em uma sociedade em que o normal é masculino, cisgênero, binário e heterossexual o espaço das mulheres e LGBT’s tem sido o da subalternidade. O tradicional não-dizer sobre o gênero e sexualidade impõe a esses sujeitos a posição de um não-lugar, trata-se de uma pretensão de eliminá-los do conjunto das possibilidades de existência e/ou de subalternizá-los. Falar de gênero e identidade de gênero na escola é então imprescindível para uma educação que se compreenda enquanto democrática e inclusiva. A intervenção do PIBID-UFBA de Sociologia no Colégio Estadual Thales de Azevedo relatada aqui vem no sentido de pôr em prática uma perspectiva pedagógica que dignifique esses sujeitos e revele os processos pelos quais alguns são normalizados e outros marginalizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.