Este resumo tem como objetivo apresentar a nossa experiência construída com profissionais da saúde
e da educação, bem como com estudantes de diversas áreas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis, no curso de extensão “Gênero e diversidade nos
espaços de educação e de atenção à saúde”. Este curso de extensão está no seu primeiro módulo e se
constitui em uma das exigências do edital a que nosso Projeto Observatório de gênero e diversidade do
IFRJ/Nilópolis está submetido. Uma vez que tanto o Projeto quanto o Curso fazem parte do Núcleo
TransCult: Núcleo transdisciplinar discurso, identidade, representação e cultura – desenvolvemos uma
pesquisa a respeito dos discursos que são construídos no âmbito do curso de extensão por seus participantes.
Como a pesquisa está em andamento, até o momento temos como resultados, com base no referencial teórico
metodológico da Análise do Discurso (AD), que o curso é ministrado para pessoas que já foram
sensibilizadas pela importância de se discutir gênero e sexualidade nos espaços de saúde e de educação e que
o espaço do curso se tornou um locus de (re)afirmação de identidades, bem como de espaço de resistência e
de busca de orientação coletiva em relação às tomadas de decisões que devem ser realizadas nos espaços
institucionais onde os sujeitos participantes atuam, com vistas à ruptura do ciclo de violência e repressão a
que mulheres, negras e negros e LGBTs estão submetidos.