Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

CORPO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: MARCAS DO DESEJO NA ADOLESCÊNCIA FEMININA

Palavra-chaves: GÊNERO, CORPO FEMININO, ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO SEXUAL Comunicação Oral (CO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A questão “Para você, o que é sexualidade” Consiste na inquietação central do presente trabalho, que reflete sobre a Educação Sexual de adolescentes do sexo feminino no contexto social e educacional, buscando perceber como essas meninas vivenciam a sexualidade e quais dúvidas apresentam no tocante ao corpo e ao sexo. A presença feminina em sociedade, dentro de cada particularidade, por vezes, é marcada por questões de cunho patológico, moral e religioso, com papéis predefinidos, que influenciam de forma negativa na constituição da sexualidade humana, especificamente, das meninas e mulheres, que tem um histórico de profunda opressão, marginalização e violência. Assim, este estudo foi motivado ao constatar o lugar que a sexualidade ocupa na educação feminina em detrimento as relações de gênero. Para aprofundar essas questões, utilizou-se como caminho metodológico a revisão bibliográfica no diálogo acerca dos corpos, gênero, sexualidades e educação. No processo de coleta de dados, optou-se pela aplicação de questionário semiestruturado, que segundo Marconi e Lakatos (2012) se refere a uma sequência de perguntas abertas e fechadas a serem respondidas sem a intervenção do(a) pesquisador(a). A amostra foi composta por 12 estudantes do sexo feminino da rede pública de João Pessoa, do sexo feminino, entre 14 e 17 anos, cursando o 9° ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa nos levam a pensar que as marcas do desejo por conhecer a si, seu corpo e a sexualidade continuam marcados pela reprodução de discursos carregados de valores e padrões criados, que marginalizam ainda mais a condição das mulheres no que concerne a sua sexualidade, o que foi evidenciado nas respostas e omissão destas pelas adolescentes.

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