RESUMO: Atualmente, a prática da leitura e escrita no ensino de Língua Portuguesa tem sido uma grande dificuldade enfrentada pelos alunos do 1º ANO da Educação de Jovens e Adultos, pois, as adversidades de aprendizagem, recai principalmente, em atividades de produção de textos e, consequentemente sua interpretação. Diante destes pontos, considerou-se que o letramento midiático jornalístico pudesse ser relevante aos alunos à leitura, porque os fatos que são divulgados na imprensa, os quais dividem opiniões, seriam significativos para que os educandos se posicionassem sobre assuntos polêmicos. O objetivo deste trabalho foi relacionar a educação escolar com a realidade dos fatores sociais vividos pelos aprendizes, e estimular ao mecanismo leitura-escrita, a temas veiculados nos meios de comunicação. A metodologia consistiu em primeiro plano, enfatizar os gêneros textuais: notícia, reportagem e entrevista, mostrando suas funções e como se estruturam; posteriormente, sugerimos aos alunos que apresentassem seminários com objeto de interesse social. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. Por fim, percebeu-se que através do letramento jornalístico, foi possível avançar em ensino-aprendizagem, porque os propósitos foram positivamente alcançados.