O ato de ler e significar o que foi lido, em diversas possiblidades nas nossas práticas sociais nos constituem como leitores autônomos e atuantes, no processo de interação no meio no qual estamos inseridos. Por tal razão, há muito se discute o tratamento dado às práticas de leitura e, em especial, a leitura do texto literário, uma vez que este representa um espaço de liberdade e de reconhecimento de mundo por parte do leitor. Diante desse pressuposto, surge o questionamento: como o trabalho com a obra literária em sala de aula pode contribuir para o processo de construção da formação do leitor? Nesse âmbito, tem-se como objetivo deste trabalho, abordar a importância do trabalho com o texto literário nas aulas de Língua Portuguesa, na perspectiva do letramento literário, tendo como material principal a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a partir de uma proposta didática, para servir de apoio aos docentes nas aulas de literatura nos anos finais da educação básica, através de uma sequência didática que viabiliza o contato entre texto/leitor de forma significativa e prazerosa no contexto de ensino/aprendizagem. Para nos embasar teoricamente usamos as contribuições de MARTINS (2006), PAULINO & COSSON ( 2009) , RAMOS (1977) e SCHNEUWLY &DOLZ (2004).
Palavras-chave: Letramento Literário, Vidas Secas, Sequência didática.