LOURENÇO, Ana Cláudia Sales et al.. Ensino da regência verbal nos livros didáticos. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30296>. Acesso em: 22/11/2024 07:55
Este trabalho apresenta como objetivo analisar a abordagem dada a regência verbal em três livros didáticos, de editoras diferentes, adotados pela Rede de Ensino Municipal de João Pessoa-PB. A análise foi desenvolvida de forma comparativa, o que permitiu verificar como este conteúdo foi proposto: se apenas sob o prisma da gramática normativa ou se já considera o uso linguístico, costumeiramente, utilizado pelos falantes do português-brasileiro. Para subsidiar a análise, contou-se com as contribuições de Possenti (2000); Antunes (2003, 2007); Geraldi (2006 [1984]); Mendonça (2006); Travaglia (2009); Bakhtin (2011 [2000]); e dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados obtidos nesse estudo revelaram que o manual Para Viver Juntos, da editora SM (2015), contempla a variação no uso da regência em contextos de interação diferentes dos preconizados pela gramatica normativa tradicional. Os manuais das coleções Português Linguagens, da editora Saraiva (2012) e Diálogos em gênero, da editora FTD (2013), revelam o estudo da regência verbal centrado no ensino da gramática por meio da metalinguagem, estabelecida pela transitividade verbal, com base apenas na gramática normativa.