Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

DIFICULDADES DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DE UM SUJEITO AUTISTA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Comunicação Oral (CO) ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros achados de uma pesquisa em nível de mestrado em andamento, vinculada aos estudos do Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (GELL/UFMT/CNPq). Ancorando-nos na teoria de linguagem de Bakhtin e o Círculo (1929;1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979) e nos pressupostos vygostkyanos acerca de ensino-aprendizagem, desenvolvimento e “defectologia” (Vygotsky; 1930; 1934, 1983), além dos estudiosos que tratam de autismo (Orrú, 2006; Gomes, 2015; Whitman, 2015). Objetivamos identificar as interações e a aprendizagem de um sujeito portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), inserido numa escola inclusiva no município de Cuiabá-MT. A metodologia aqui utilizada é de caráter qualitativo, de natureza crítico-dialógica e participativa. Para este trabalho, apresentamos alguns dados coletados em contexto natural, referentes a observações de aulas de Língua Portuguesa e as interações desse aprendiz com seus pares e professora. Além disso, apresentamos algumas produções desse sujeito em ambiente escolar, buscando refletir sobre as políticas públicas para a inclusão e as práticas de ensino-aprendizagem que ali se realizam.

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