FLOR, Amanda Gomes Olimpio. Leitura e o uso de tecnologias no ciclo da alfabetização. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30311>. Acesso em: 22/11/2024 06:00
Nos tempos contemporâneo, observamos grandes alterações no mundo tecnológico, adquirindo vários avanços nos recursos digitais, com isso, estão aos poucos ganhando espaço na sala de aula de alguns professores da alfabetização, com o intuito de ampliar o processo de ensino/ aprendizagem no ciclo da educação básica no país. Em vista de tais informações suscitas acerca do assunto, a escola precisa acompanhar tais avanços para o desenvolvimento dos eixos da Língua Portuguesa, especialmente no campo da leitura. Nessa perspectiva, essa produção textual tem como objetivo de expor as discussões e resultados alcançados de uma pesquisa cientifica. Assim sendo, teoricamente, nos apoiamos em SOARES (2003), STREET (2014), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) e nos materiais desenvolvidos para a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e entre outras fontes teóricas. Na ótica da metodológica, o vídeo interativo permite a maior aproximação entre a criança e o objeto tecnológico, através de leituras e compressões textuais, ultrapassando assim, a ideia de apenas uma função de entretenimento virtual, pois trabalha de forma explícita, o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças.