Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular. O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares.