Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: 1 VIVÊNCIA ESCOLAR, 2 PRÁTICA DOCENTE, 3 EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30260
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular.  O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "1 VIVÊNCIA ESCOLAR, 2 PRÁTICA DOCENTE, 3 EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID302_09072017231547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJENIFFER KELLY GUEDES XAVIER DE ATAÍDE"
    "autor_nome_curto" => "DJENIFFER KELLY"
    "autor_email" => "djenifferletras@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30260
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular.  O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "1 VIVÊNCIA ESCOLAR, 2 PRÁTICA DOCENTE, 3 EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID302_09072017231547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJENIFFER KELLY GUEDES XAVIER DE ATAÍDE"
    "autor_nome_curto" => "DJENIFFER KELLY"
    "autor_email" => "djenifferletras@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular. O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.