O objetivo deste trabalho é demonstrar através de um relato de experiência vivenciado em sala de aula, realizado pela equipe do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto inglês, em Guarabira-PB, na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas aulas de Língua Inglesa como podemos potencializar a participação dos alunos durante as aulas quando solicitamos sua participação via oralidade. Embora ainda haja resistência quanto ao uso de habilidades orais por parte dos alunos ao se depararem com uma segunda língua, principalmente por se tratar de uma turma da EJA, deve-se priorizar a interação entre os sujeitos aprendizes para que possamos mediar o novo conhecimento. Este princípio justifica o presente trabalho, uma vez que os alunos sentem dificuldades em interagir entre si e com o professor. Para metodologia deste trabalho, utilizamos os gêneros textuais “charge” e “tirinha” como recurso didático eficaz, para aprimorar o estudante à língua e melhorando assim a compreensão de textos e diálogos, como também aquisição de vocabulário. Após a aplicação das atividades, percebeu-se a interação e confiança por parte dos discentes. Conclui-se que o professor desta modalidade deve desenvolver meios complacentes, no intuito de garantir melhor desempenho e reconhecimento da língua alvo.