Artigo Anais CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

Visualizações: 220
"COMO UMA CAIXA DE SUPRESAS": OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Palavra-chaves: DINÂMICA DE GRUPO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO

Resumo

O presente trabalho destaca um relato de experiência proporcionado através do Projeto Geração Movimento. O Projeto Geração Movimento contempla em seus objetivos de atuação a prevenção da violência nas Escolas de Rede de Ensino de Caruaru-PE. Para refletir com os alunos sobre os desafios e possibilidades do processo de aprendizagem que acontecem no espaço escolar, foi desenvolvida a dinâmica de grupo “A caixa surpresa”, com alunos do 4° ano do ensino fundamental. Na atividade desenvolvida, a facilitadora solicitou que aos alunos ficassem em pé e formassem um circulo. Em seguida, a caixa surpresa foi apresentada aos alunos participantes. Na execução foi explicado, que dentro da caixa estava uma proposta que deveria ser realizada por alguém. Ao som de músicas a caixa foi passada entre os alunos e após receber o comando do facilitador, o repasse da caixa seria encerrado quando a música fosse interrompida. Nesse momento, o aluno que estivesse com a caixa surpresa, poderá fazer a sua abertura e desenvolver a proposta de atividade que estava contida na embalagem ou optar em repassá-la. A realização dessa dinâmica facilitou a roda de conversas com os alunos sobre a dimensão da aprendizagem significativa na escola. A partir da atividade desenvolvida, sugere-se que a dinâmica de grupo, seja identificada no espaço docente, como uma ferramenta facilitadora do diálogo e promotora de sentidos e significados no cotidiano da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.