SOUZA, Giovane Alves De et al.. A inserção da sexualidade no ensino de língua inglesa. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30252>. Acesso em: 23/12/2024 01:11
Este trabalho intenciona tratar da abordagem da sexualidade em sala através do uso do gênero conto no ensino de LE (doravante, língua estrangeira) a partir da experiência do PIBID Letras Inglês. Deste modo, utilizamos o gênero conto como ferramenta de ensino, considerando que a literatura costuma não se fazer presente nas aulas de LE, e buscamos utilizar um texto que refletisse a vivência do sujeito feminino, a fim de realçar as diversas questões por trás do que significa ser uma mulher. Posto isso, utilizamos "Story of an hour", conto da escritora americana Kate Chopin, e a partir dessa leitura, os alunos responderam um questionário, compuseram um vocabulário, identificaram os cognatos presentes na narrativa, dialogando, assim, com o conteúdo visto anteriormente em sala, e, por fim, participaram de um debate acerca dos direitos da mulher. O relato aqui apresentado ocorreu em uma escola estadual da cidade de Guarabira (PB), com alunos do EJA. Nosso referencial teórico-metodológico será Freire (2017), Butler (2016) e Priore (2012).