ANTERO, Kátia Farias. Ações docentes: inovação e contextualização em foco. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30262>. Acesso em: 23/12/2024 00:33
A visão educacional vem se modificando e não podemos mais, enquanto professores, ter um relacionamento professor e aluno como no passado. Nosso trabalho justifica-se por saber que as metodologias no ensino acompanham essas mudanças onde o mais importante é fazer com que o aluno se interesse na busca do aprendizado aliado à prática. Nesse contexto, o discente percebe-se como agente de mudança onde o mesmo sofre e sente os reflexos das mesmas. Por esse motivo, destacamos a importância da utilização de textos diversos no ensino das variadas áreas. Diante disso, esse artigo tem o objetivo de enfatizar a importância de um ensino contextualizado buscando destacar a necessidade de novas práticas. Para tanto, fazem parte como sujeitos dessa pesquisa 5 professores de disciplinas diferentes da uma turma de 6º ano comporta de 30 alunos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Queimadas – PB. Dentre os estudiosos da área citamos Fazenda (1993), Heloisa Lück (1994, ) Freire (2015) e outros. A pesquisa revelou resistência por parte de muitos professores afirmando que textos eram para ser utilizado por professores de língua portuguesa. No entanto, todos acabaram percebendo a necessidade da demanda nos dias atuais em explorar os estudos partindo de uma metodologia contextualizada.