SOUSA, Cristiane Coitinho De. Multiletramentos com gênero notícia: do impresso ao digital. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30331>. Acesso em: 22/11/2024 08:35
RESUMO: O ensino da leitura e escrita ainda constitui um desafio para a escola. Nesse contexto, pretendemos aqui descrever uma sequência didática com o gênero notícia, buscando desenvolver as capacidades leitoras. Utilizaremos para tanto jornais impressos e notícias veiculadas em posts do facebook e em blogs de notícias locais a fim de explorarmos os recursos externos e internos aos textos até chegar à sua compreensão global. Este trabalho foi desenvolvido numa turma de 9º ano de EJA, de uma escola da rede estadual de ensino, do município de Queimadas-PB. Para a preparação da aula fundamentamo-nos nas orientações fornecidas pelos PCN de Língua Portuguesa e nos pressupostos teóricos da concepção sócio-interacionista e de multiletramento. Verificamos ao longo da aplicação desse trabalho que o gênero notícia ainda é pouco manipulado pelos nossos educandos, principalmente no mundo virtual. Tal fato demonstra a falta de habilidade dos alunos em utilizar a internet e as redes sociais com fins outros que não aqueles direcionados para uma leitura mais crítica, informativa, construtiva, seletiva de informações. Cumpre a escola, diante dessa interação com mundo virtual, direcionar olhares diversos sobre os hipertextos que se realizam nesse universo, levando como principal orientação sua função social e seu contexto de uso.