Este artigo de natureza teórica teve como objetivo central discutir alguns elementos referentes à participação juvenil nos Projetos Sociais voltados para a inclusão social e educacional, através da análise das iniciativas governamentais voltadas para a formação para o trabalho. Inserindo-se nos estudos das transformações do Estado e das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, com o foco nas Políticas Públicas voltadas para a juventude, enquanto uma resposta às questões sociais decorrentes dessas transformações ocorridas, que deflagraram em processos de exclusão social da população brasileira e, em especial, da juventude, constitui uma tentativa de discutir a função social dessa atividade humana, através da sua utilização político - pedagógica como mediadora do processo de “inclusão social e educacional” da juventude brasileira à cidadania. O estudo também atenta para a importância do objetivo e do enfoque da prática de uma avaliação de impacto, partindo da experiência dos estudos de caso. Para o desenvolvimento dessa construção teórica, tomou-se como referência alguns autores como Da Matta (1991), Cohen e Franco (1993), Dimenstein (1993), Ricco (1998), Pochmann (2007), Telles (1999), entre outros. Com essa compreensão, esse estudo bibliográfico consistiu em reunir elementos procedentes de ângulos diferentes, considerando as diversas compreensões dos autores em pauta, considerando-se, também os limites e possibilidades das ações previstas nas Políticas Públicas brasileiras voltadas para a juventude, por se tratarem de propostas desafiadoras do ponto de vista de sua implementação.