Este texto apresenta resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Coutinho, no município de Itapororoca-PB, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, como parte da conclusão do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal da Paraíba. O processo foi ancorado na pesquisa-ação, onde buscou após leituras da bibliografia, a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, conversas e relatos do público da EJA de forma didático-participativa. Ao final, os resultados foram apresentados à comunidade escolar. A pesquisa revelou que: a) em questão, relata que os educandos pesquisados enfrentaram muitas dificuldades para permanecerem na escola; b) o cotidiano é marcado por desigualdades socioeconômicas que não estimulam a participação, seja pelo excesso de trabalho, ou pela distância da entre moradia, escola e local de trabalho; c) há no imaginário social a configuração que a escola EJA tem todos os anos. Então, muitos desistem da escola, pois alegam que terão “nova oportunidade no próximo ano”; d) há uma desvinculação entre a busca do direito a ter direito e a cidadania ao longo da vida como forma de inclusão social; O presente trabalho dividiu-se em três partes. O trabalho conseguir ainda organizar: a) uma reflexão dos princípios que regem a educação brasileira, os PCNs, no campo teórico b) Uma reflexão no âmbito da cidadania; e, por último, os resultados, apresentando os porquês da não escolarização de jovens e adultos via EJA.