O presente estudo aborda sobre a questão africana e afrobrasileira a partir de uma análise bibliográfica sobre o ensino da cultura africana no contexto do ensino superior. Nele tomamos como referencial as leituras de autores que trabalham a África e a cultura afro-brasileira, no sentido de perceber como estes/as compreendem os saberes construídos em torno destas duas culturas, que se constituem em marcadores de nossa identidade social, cultural e étnica. Nossa proposta é analisar a dimensão de seus olhares no que se refere à relação entre essas etnias e a educação no ensino superior em curso de formação de professores. O nosso objetivo é problematizar a partir do olhar desses autores como estes se posicionam em relação a essa temática no contexto do ensino superior; para enfatizarmos estas questões, nossas discussões partirão em torno da lei 10.639/03 que torna obrigatório esta discussão em cursos de formação de professores. Este trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa do programa PROPESQ/UEPB de Campina Grande, PB, onde nele são discutidos as africanidades e afrobrasilidades no ensino superior. Nesse primeiro momento este estudo está baseado numa pesquisa bibliográfica onde partiremos da leitura de trabalhos que abordam a temática sobre a África e a cultura afro-brasileira.